O País de Gales venceu a Ucrânia no domingo e garantiu a última vaga europeia na Copa do Mundo de 2022. A Copa do Mundo do Catar, que acontece de 21 de novembro a 18 de dezembro, tem atualmente 30 de suas 32 seleções confirmadas.
As duas últimas posições nos playoffs globais serão decididas a partir da próxima semana:
- O vencedor do playoff entre os dois terceiros colocados asiáticos (Austrália x Emirados Árabes), enfrentará na próxima terça-feira o quinto colocado sul-americano, Peru. A seleção peruana enfrentará o restante da equipe asiática no dia 13 de junho, no Catar.
- Um dia depois e também em solo catare, o quarto colocado da Concacaf, Costa Rica, vai jogar contra o campeão das Eliminatórias da Oceania, Nova Zelândia.
Confira as seleções garantidas da Copa:
Catar
Seleção anfitriã.
Alemanha
Líder do Grupo J das eliminatórias europeias.
Dinamarca
Líder do Grupo F das eliminatórias europeias.
Brasil
Líder das Eliminatórias Sul-Americanas.
França
A França, atual campeã da Copa do Mundo, garantiu uma vaga antecipada na Copa do Mundo de 2022 com uma impressionante vitória por 8 a 0 sobre o Cazaquistão no grupo D das eliminatórias europeias.
Bélgica
A Bélgica conseguiu carimbar seu passaporte para o Catar com uma rodada de antecedência nas eliminatórias europeias, derrotando a Estônia por 3 a 1 para garantir a liderança do Grupo E.
Croácia
A atual vice-campeã mundial garantiu sua sexta participação na Copa do Mundo ao derrotar a Rússia por 1 a 0 na última rodada do Grupo H, devido a um gol contra de Kudryashov aos 36 minutos do segundo tempo.
Espanha
A Espanha se classificou para o Catar depois de derrotar a Suécia em casa em uma partida direta no grupo B das eliminatórias europeias.
Sérvia
A candidatura direta para o Mundial de 2022 chegou à Sérvia com uma forte componente emocional. O plantel derrotou Portugal fora de casa numa reviravolta e assumiu a liderança do Grupo A nós descontos do último jogo da época.
Inglaterra
Eles terminaram em primeiro lugar no Grupo I e garantiram seu lugar com uma goleada de 10 a 0 sobre San Marino.
Suíça
Nas eliminatórias, eles derrotaram a Itália e assumiram a liderança do Grupo C. Eles se classificaram com uma goleada de 4 a 0 sobre a Bulgária, enquanto a Azzurra empatou em 0 a 0 com a Irlanda do Norte.
Holanda
A Laranja Mecânica derrotou a Noruega por 2 a 0 e terminou em primeiro lugar no Grupo G das eliminatórias.
Argentina
A Argentina terminou em segundo lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas.
Irã
Como único líder do Grupo A das Eliminatórias, a seleção iraniana foi a primeira da Ásia a confirmar sua vaga na Copa do Mundo. A classificação veio após uma vitória por 1 a 0 sobre o Iraque.
Coreia do Sul
A Coreia do Sul se classificou para sua 11ª Copa do Mundo ao derrotar a Síria no Grupo A das eliminatórias asiáticas.
Japão
Depois de derrotar a Austrália em Sydney com dois gols no final, o Japão conquistou sua sexta participação consecutiva.
Arábia Saudita
Os sauditas comemoraram a classificação sem entrar em campo, já que a derrota da Austrália para o Japão garantiu que eles terminassem pelo menos em segundo lugar no Grupo B das eliminatórias asiáticas.
Equador
Apesar da derrota por 3 a 1 para o Paraguai, o Equador conquistou uma vaga na Copa do Mundo do Catar na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
Uruguai
O Uruguai venceu o jogo decisivo contra o Peru na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, graças a um gol de Giorgian De Arrascaeta, e garantiu uma vaga na Copa do Mundo de 2022.
Canadá
O Canadá conquistou uma vaga no Catar com uma vitória por 4 a 0 sobre a Jamaica na última rodada das eliminatórias da Concacaf. Esta será a segunda participação do país na Copa do Mundo; o anterior foi no México em 1986.
Gana
Gana se classificou para a fase final depois de empatar 0-0 em casa e 0-0 fora de casa contra a Nigéria (1-1). Porque ele marcou fora, ele se classificou como resultado do gol de qualificação.
Senegal
O Senegal garantiu sua vaga na Copa do Mundo depois de enfrentar o Egito. Uma derrota por 1 a 0 fora de casa, uma vitória por 1 a 0 na volta e um carimbo no passaporte nos pênaltis.
Portugal
Portugal goleou a Macedónia do Norte por 2-0 no Porto graças a um excelente remate de Bruno Fernandes. O médio do Manchester United marcou os dois golos da vitória, que garantiu a qualificação portuguesa do Qatar.
Polônia
Melhor para Lewandowski no confronto entre ele e Ibrahimovic. O artilheiro marcou um dos gols da vitória da Suécia por 2 a 0, garantindo a vaga de seu país na Copa do Mundo.
Marrocos
Marrocos se classificou para a Copa do Mundo depois de derrotar a República Democrática do Congo por 4 a 1. O time havia empatado em 1 a 1 no jogo de ida, mas triunfou de forma convincente em casa para garantir a passagem para o Catar.
Tunísia
A Tunísia empatou por 0 a 0 na partida de volta depois de derrotar o Mali por 1 a 0 na primeira mão, garantindo uma vaga na Copa do Mundo.
Camarões
A vaga de Camarões na Copa foi garantida com uma vitória incrível. Depois de perder por 1 a 0 na prorrogação, os Leões Indomáveis marcaram dois gols nos seis minutos finais para derrotar a Argélia. O herói de Camarões foi Ekambi, que marcou aos 124 minutos.
México
O México conquistou sua posição na Copa do Mundo com uma vitória rotineira por 2 a 0 sobre El Salvador. O time ficou em segundo lugar nas eliminatórias da Concacaf.
Estados Unidos
Apesar da derrota por 2 a 0 para a Costa Rica, os Estados Unidos já se classificaram para a Copa do Mundo. O elenco ficou em terceiro lugar nas eliminatórias da Concacaf.
País de Gales
Ao derrotar a Ucrânia, a equipe britânica de Gareth Bale conquistou a última vaga europeia.
A Copa do Mundo da FIFA 2022 será a 22ª edição da Copa do Mundo da FIFA, um campeonato internacional de futebol masculino quadrienal disputado pelas seleções principais dos países membros da FIFA. Será realizado no Catar de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.
Foto Destaque: Taça da Copa do Mundo do Catar (Foto: Divulgação)