Copa do Mundo: Abertura dos jogos é antecipada para 20 de novembro, confirma Fifa

Thaís de Mello Por Thaís de Mello
4 min de leitura

Nesta quinta-feira (11), a Fifa confirmou a antecipação da partida de abertura da Copa do Mundo 2022, que vai acontecer no Catar. O jogo inaugural, entre Catar e Equador, que terá como palco o estádio Al Bayt, acontecerá no dia 20 de novembro, um dia antes do previsto anteriormente. Antes da partida, será realizada a cerimonia oficial de abertura da Copa do Mundo.

No primeiro cronograma, divulgado em abril desse ano, logo após o sorteio dos grupos, o jogo inaugural seria entre Holanda e Senegal. A segunda partida seria entre Irã e Inglaterra e somente então aconteceria o jogo entre Equador e Catar, terceiro jogo da programação original. Antes do jogo, seria realizada a cerimonia de abertura.

A mudança na programação foi uma decisão tomada em conjunto pelo Bureau do Conselho da Fifa, que consiste em um órgão formado pelos presidentes de seis confederações continentais e mais o próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Em comunicado, a Fifa afirma que a decisão foi tomada por uma questão de tradição cultural e comercial. De acordo com a nota, é comum que a abertura do evento preceda a primeira partida, tendo a seleção anfitriã ou a seleção campeã vigente. Por essa razão, o conselho teria alterado a data de abertura e do primeiro jogo.


Tabela com o novo cronograma divulgado pela Fifa (Reprodução: Divulgação/Fifa/Twitter)


A alteração do cronograma afeta também o jogo entre Holanda e Senegal, que seria o primeiro jogo da Copa. O jogo, que acontecerá no dia 21 de novembro, uma segunda-feira, terá o horário alterado. A disputa, que anteriormente aconteceria às 7h da manhã, passará para as 13h. A mudança é vista como um ponto positivo, já que passará para um horário de maior audiência tanto na Europa como na África.

Apesar dessas mudanças, as datas para liberação dos jogadores dos seus clubes não sofrem qualquer alteração. Até o dia 13 de novembro, um domingo, os principais campeonatos do mundo, inclusive o campeonato brasileiro, terão rodadas válidas. Após esse dia, os clubes precisam liberar os atletas, que terão que se apresentar às suas seleções para disputar a Copa do Mundo.

Desde o seu princípio, a Copa do Mundo de 2022 foi marcada por situações inéditas. A primeira delas foi a data para as disputas. Nunca na história o mundial foi disputado nos meses de novembro e dezembro. A mudança foi proposta para evitar o grande calor do Oriente Médio nos meses de junho e julho.

Além disso, essa será a primeira Copa sediada no Oriente Médio, sendo também a menor edição em relação a distância entre os estádios, o que foi bem recebido entre treinadores e preparadores físicos, pois minimiza o desgaste causado pelas viagens entre os jogos.

A Copa do Mundo de 2022 também será a última Copa com o formato atual, com 32 seleções. A partir da Copa de 2026, o evento passará a ter 48 seleções, com 16 grupos de três equipes. O formato novo foi aprovado pela Fifa em 2017 e contará ao todo com 80 jogos.

 

Foto destaque: Taça e bola da Copa do Mundo 2022, no Catar. Reprodução: Divulgação/Twitter/Fifa.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile