O Corinthians perdeu por 3 a 0 para o Independiente del Valle nesta quarta-feira (07) no estádio Banco Guayaquil, pela quinta rodada da fase de Grupos da Libertadores. Os gols dos Negriazul foram de Hoyos (2) e Sornoza.
O resultado eliminou o clube paulista da competição, porém, a possibilidade de classificação para os playoffs da Copa Sul-Americana permanece: basta o Timão empatar ou vencer o Liverpool (URU) na última rodada, no próximo dia 28.
Já o Del Valle garantiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores e, na segunda posição, com nove pontos, precisa vencer o Argentinos Juniors na última rodada para se firmar na primeira posição.
Em campo, o jogo foi uma nova demonstração da má fase do Corinthians. Mesmo com um esquema tático de três zagueiros, cinco meias e dois atacantes – repetindo o repertório contra o Atlético-MG, pelas oitavas de final da Copa do Brasil – e a posse de bola equilibrada nos dois tempos (entre 42 e 46%), o time não teve o desempenho defensivo esperado e levou dois gols na primeira etapa. Ofensivamente, apenas três chutes em toda a partida, sendo um a gol, contra os 16 tentos do Del Valle – seis na meta corintiana.
Na segunda, as mudanças táticas de Vanderlei Luxemburgo fizeram o time construir tentativas, mas não foram suficientes para marcar ao menos um gol. Consequentemente, a conversão de Júnior Sornoza, ex-jogador do clube paulista, sacramentou a vitória do clube equatoriano.
Esta é a primeira vez desde 1977 que o Corinthians é eliminado na fase de grupos da competição. Naquele ano, pelo grupo 3, o Time do Povo ficou na terceira posição, à frente do Deportivo Cuenca (Equador), com duas vitórias, um empate e três derrotas, atingindo cinco pontos e ficando atrás de El Nacional (Equador) e Internacional – classificado para a fase seguinte.
Com a eliminação, caso não vá para a fase eliminatória da Sul-Americana, o Corinthians terá apenas a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro como competições a disputar no ano.
Fágner e Gil, jogadores do Corinthians, saem de campo cabisbaixo após eliminação na Libertadores (Foto: reprodução/Rodrigo Buendia/AFP/Getty Images/Central do Timão)
PRIMEIRO TEMPO
O Del Valle iniciou a partida mostrando seu domínio ofensivo. Aos 12 minutos, Landázuri fez a ligação direta da defesa para o ataque e Matías Fernández conduziu a bola pelo lado direito. No cruzamento, Faravelli chutou e a bola bateu na mão de Matheus Bidu. Na sequência do lance, o rebote finalizado por Yaimar Medina levou perigo, mesmo em direção à linha de fundo.
Aos 16 minutos, em jogada iniciada na defesa, o domínio mal sucedido de Joao Ortíz virou um passe para Junior Sornoza e, na sequência, seu passe infiltrado para a direita gerou o primeiro gol do jogo com Michael Hoyos que, livre de marcação e de primeira, não deu chances para Cássio.
Não demorou para que o segundo gol saísse: aos 24 minutos, o zagueiro e capitão do Del Valle, Cristian Pellerano, conduziu livremente a bola no meio de campo e encontrou Faravelli. O camisa 8 dos Matagigantes acionou Hoyos pela direita e, após se livrar da marcação de Matheus Bidú, chutou sem dificuldades para o gol. Cássio, apesar de acertar o lado, não defendeu o chute forte do estadunidense naturalizado argentino. O zagueiro Murillo, mal posicionado, não evitou a finalização.
Os ataques do Del Valle não pararam: aos 32 minutos, Medina tocou para Sornoza pela esquerda e, no cruzamento rasteiro e após a bola passar por um jogador de cada time, o desvio de Matheus Bidú quase acarretou em um gol contra. Cássio, porém, defendeu.
Aos 39 minutos, em jogada pela direita, Sornoza recebeu e cruzou para a área. Ortíz finalizou para fora, porém, próximo do gol corintiano e com desvio da defesa. Aos 43 minutos, em cobrança de escanteio, Hoyos cabeceou por cima do gol de Cássio.
A última jogada da etapa também foi do Del Valle, nos acréscimos, em que Sornoza recebeu e chutou pela esquerda do campo. Cássio defendeu.
SEGUNDO TEMPO
Vanderlei Luxemburgo mudou o esquema tático ao trocar Matheus Bidú por Roni. Com isso, Murillo se tornou o lateral-esquerdo improvisado, Fágner voltou à parte defensiva da lateral direita e Gil e Bruno Méndez, os zagueiros fixos. A desaceleração do Del Valle e a fixação da nova organização do Corinthians em campo tornou o jogo equilibrado na posse de bola.
Aos nove minutos, o Timão chegou ao ataque após passe de Renato Augusto para Yuri Alberto pela direita. O goleiro Kleber Pinargote, no entanto, chegou primeiro e afastou com os pés para a lateral.
Depois, com 16 minutos de etapa, Renato Augusto cobrou falta do meio campo e, no lançamento, o desvio de Gil gera uma disputa entre jogadores pela bola. No final, o assistente marcou impedimento.
Aos 21 minutos, veio o único chute a gol válido no gol: após troca de passes pelo meio de campo, Róger Guedes recebeu pela esquerda e, dentro da área, driblou Andázuri antes de chutar a gol. Pinargote espalmou e afastou a bola.
O terceiro gol do Del Valle veio na sequência, aos 23 minutos: Matías Fernández, pela direita, acionou Lautaro Díaz, que encontrou Sornoza. De primeira, o camisa 10 chutou no meio e por cima de Cássio, aplicando assim a lei do ex – o camisa 10 atuou no alvinegro entre 2019 e 2021, marcando um gol em 46 partidas.
Junior Sornoza comemora gol contra o Corinthians (Foto: reprodução/Agencia Press South/Getty Images/90 min)
Após o gol, sem aberturas para diminuir ou empatar, Luxemburgo fez uma série de quatro substituições, três aos 26 minutos e uma aos 28. Assim, sacou Róger Guedes, Maycon, Renato Augusto e Bruno Méndez para as entradas de Adson, Guilherme Biro, Pedro e Caetano, respectivamente.
As mudanças, no entanto, não levaram a criações ou jogadas de efeito do Corinthians. Assim, o Del Valle continuou a levar perigo ao Corinthians: aos 41 minutos, após erro na saída de bola com Guilherme Biro, Kendry Páez chutou por cima do gol de Cássio.
Aos 43 minutos, Pinargote fez uma ligação direta da bola ao ataque. Páez, pela direita, cruzou para a finalização de Lautaro Díaz. Cássio espalmou e Guilherme Biro afastou a bola.
Nos acréscimos, Cássio defendeu uma finalização de fora da área do Del Valle, enquanto Yuri Alberto, no minuto seguinte, parou em Pinargote mesmo com o impedimento
Melhores momentos de Independiente Del Valle 3 x 0 Corinthians (Vídeo: reprodução/YouTube/Paramount+ Brasil)
PRÓXIMOS JOGOS
O Corinthians voltará a campo no próximo dia 10, contra o Cuiabá, às 18h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pela 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, sua última rodada será no dia 28, contra o Liverpool (Uruguai), também em casa, às 21h30.
Já o Independiente Del Valle jogará contra o Orense no dia 11, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio 9 de Mayo, pela rodada 14 da primeira fase do Campeonato Equatoriano. Pela Libertadores, receberá o Argentinos Juniors na mesma data e horário do Corinthians, no estádio Banco Guayaquil.
Foto Destaque: Michael Hoyos comemora um dos dois gols marcados contra o Corinthians. Reprodução/Rodrigo Buendia /AFP/Jornal de Itatiba