Na noite desta quarta-feira (11), o Corinthians recebeu a Portuguesa carioca, na Neo Química Arena lotada, venceu por 2 a 0 e afastou a zebra de ser eliminada precocemente. Após levar um susto e empatar a primeira partida por 1 a 1, o Timão resolveu o jogo no primeiro tempo com gols de Guiliano, Júnior Moraes e garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.
De quebra, o clube do Parque São Jorge manteve sua reputação de jamais ter sido eliminado da Copa do Brasil contra um adversário de menor expressão no futebol nacional e ainda garantiu um cheque de R$ 3 milhões pagos pela CBF a cada um dos 16 classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil. O adversário do Timão no mata-mata será definido por sorteio.
No embalo da torcida, o Corinthians começou o jogo em cima querendo mostrar e serviço e logo aos oitos minutos, após cobrança de lateral, Giuliano tentou uma bicicleta e acabou dando uma bela assistência para Júnior Moraes só mandar para o fundo das redes para abrir o placar para o time de casa. Foi o primeiro dele com a camisa corintiana. O Corinthians foi bem principalmente pela direita, com Mosquito e Adson fazendo boas combinações – por ali saiu o segundo gol, com Adson encontrando o companheiro na ponta e vendo ele cruzar rasteiro para Giuliano finalizar. Com 2 a 0 à frente, o Timão administrou e viu a Portuguesa tentar sair algumas vezes, sem perigo.
Foto em Reprodução: Guiliano comemorando seu gol. Foto (Divulgação/CBF/Copa do Brasil).
Uma notícia ruim no final da primeira etapa, Cássio foi substituído após sentir a coxa. Com a contusão, o goleiro pode ficar de fora da sequência corintiana, que terão jogos difíceis pela libertadores e Campeonato Brasileiro.
Com a vantagem e sem levar muitos perigos, o Corinthians baixou um pouco a intensidade enquanto a equipe carioca até tentou sair para o jogo, mas encontrou dificuldades. Quando a Portuguesa estava com a bola nos pés, o time da casa apenas pressionava a saída e já recuperava a posse. E foi assim durante boa parte dos 45 minutos finais. Já nos acréscimos, Netinho arriscou de longe para a Portuguesa, mas sem assustar. Em resposta, Wesley, garoto de 17 anos, também tentou e por muito pouco não fez o terceiro do Corinthians.
O Corinthians volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Internacional, às 19h (de Brasília), no Beira-Rio, pela sexta rodada do Brasileirão. Já a Portuguesa-RJ se concentra na Série D e joga no domingo contra o Nova Iguaçu, às 17h, no Luso-Brasileiro.
Foto em Destaque: Equipe do Corinthians comemorando com a torcida. Foto (DANILO FERNANDES / FRAMEPHOTO / GAZETA PRESS).