Cristiano Ronaldo não recebeu um voto sequer dos eleitores para o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo de 2022. Fato que não acontecia desde 2003, ano em que o craque português jogou a sua primeira temporada como profissional, no Sporting.
O tempo para avaliação do prêmio foi de outra forma esse ano: de agosto de 2021 até dezembro de 2022, para incluir a Copa do Mundo. Nesse período, Ronaldo jogou 69 partidas por três times (Juventus, Manchester United e Al-Nassr), além da seleção de Portugal, fez 36 gols e deu quatro assistências.
Cristiano Ronaldo antes de bater pênalti pelo Al Nassr. (Foto: Reprodução/GettyImages)
O período de um ano e meio considerado pela Fifa foi um momento atípico na carreira de Cristiano Ronaldo. O português saiu de forma conturbada da Juventus para assinar com o Manchester United. Em uma temporada pelo clube inglês, se envolveu em problemas internos e terminou sendo dispensado durante a Copa do Mundo.
Em janeiro de 2023, Ronaldo assinou com o clube da Arábia Saudita, Al Nassr. Com contrato válido por duas temporadas, com salário de quase 200 milhões de euros (R$ 1,09 bilhão) por temporada. No primeiro mês, disputou quatro jogos, marcou oito gols e dando duas assistências, sendo eleito o melhor jogador de fevereiro da Liga.
Cristiano Ronaldo é o segundo maior vencedor do prêmio The Best da Fifa, com cinco prêmios (dois a menos do que Lionel Messi). Seu pior desempenho do português nas votações foi em 2005, quando ficou em 20º lugar. Desde 2006, sempre esteve entre os dez melhores do mundo. No último prédio, em 2021, ficou em sétimo.
Lionel Messi é o primeiro com sete títulos, enquanto Cristiano Ronaldo é o segundo com cinco.
Ao todo, 14 jogadores receberam votos para o prêmio de melhor Jogador de 2022: Messi, Mbappé, Benzema, Modric, Haaland, Mané, Julián Álvarez, Hakimi, Neymar, De Bruyne, Vinicius Junior, Lewandowski, Bellingham e Salah.
Foto destaque: Cristiano Ronaldo comemorando gol. Reprodução/GettyImages.