Na estreia de Portugal no Mundial do Catar, Cristiano Ronaldo já fez história e se tornou o primeiro jogador a fazer gol em cinco edições diferentes de Copa do Mundo. Agora o português vai atrás de um novo recorde, já que está a apenas um gol de empatar com a lenda Eusébio como o maior artilheiro de Portugal em Copas do Mundo. Para isso, terá que quebrar um tabu, já que o jogador nunca marcou um gol na fase mata-mata do mundial. A primeira oportunidade de Cristiano encerrar esse jejum será contra a Suíça pelas oitavas de final da Copa do Catar, às 16h (horário de Brasília) desta terça-feira.
Cristiano Ronaldo comemorando classificicação de Portugal para as oitavas de final (Foto: Reprodução/Instagram)
O craque português está participando da Copa do Mundo pela quinta vez. Nas outras quatro edições, disputou cinco jogos de eliminação (três em 2006, quando Portugal chegou às semifinais; um em 2010, um em 2018; a equipe não se classificou para a fase de grupos em 2014). Apesar de não ter marcado nenhum gol, converteu seu pênalti nas quartas de final contra a Inglaterra em 2006.
Somando toda a sua carreira, CR7 é o maior goleador de todos os tempos de Portugal, com 118 gols. Em clubes, Ronaldo costuma ser decisivo nas fases eliminatórias, já que é o recordista de gols na Liga dos Campeões nesta fase, com 67 gols marcados.
Curiosamente, o maior rival da carreira de Ronaldo no prêmio Bola de Ouro, onde coroa o melhor jogador do mundo, é Lionel Messi, que também entrou em sua quinta Copa do Mundo sem gols nas eliminatórias, porém sua seca foi mais longa ainda, com oito jogos. No entanto, o Argentino quebrou o jejum na vitória da Argentina por 2 a 1 sobre a Austrália nas oitavas de final no sábado (3).
Foto destaque: Cristiano Ronaldo durante treino da seleção portuguesa. Reprodução/Instagram