Cruzeiro aposta na base para fortalecer o elenco e ter lucro no futuro

3 min de leitura

Após se tornar Sociedade Anônima de Futebol, a popular SAF, o Cruzeiro comandado por Ronaldo Fenômeno está caminhando no processo de reestruturação do clube, um dos movimentos mais interessantes nesse primeiro momento é a utilização dos garotos das categorias de base da equipe.


Elenco sub-20 do Cruzeiro na Copa BH 2021 (Foto: Cruzeiro/Twitter)


Com a necessidade de economizar recursos financeiros e de arrecadar dinheiro a médio e longo prazo, o elenco da Raposa conta com jovens da base em sua maioria na equipe principal. Ao todo, são 15 atletas formados no Cruzeiro dentro do elenco profissional, além do goleiro Guilherme Brazão, que foi emprestado.

Desde o rebaixamento para a série B, o Cruzeiro vem utilizando os jovens da base, mas diferente das demais temporadas, neste ano a integração dos garotos está sendo feita aos poucos e sem a pressão de precisarem resolver todos os problemas da equipe. Isso facilita na transição dos atletas para o time principal e fortalece cada vez mais o elenco.

Em 2020, a Raposa subiu 11 jogadores do time da Copinha por falta de atletas para compor o elenco que disputaria o Campeonato Estadual, Brasileiro e Copa do Brasil. No ano de 2022, a promoção de sete atletas se deu pelo bom desempenho na competição de base e não apenas pela necessidade do clube. Com os novos sete jogadores promovidos da Copinha, o elenco principal do Cruzeiro conta com pelo menos um garoto da base em cada posição.

Veja a lista completa de atletas da base no elenco profissional para a temporada 2022:

Goleiros: Gabriel Brazão (emprestado), Denivys, Rodrigo Bazílio, Otávio e Ezequiel;

Laterais: Geovane, Rafael Santos e Kaiki;

Zagueiro: Weverton;

Volantes: Adriano, Lucas Ventura e Ageu;

Meias: Marco Antônio e Daniel Jr;

Atacantes: Thiago e Vitor Leque.

Os goleiros Rodrigo Bazílio, Otávio e Ezequiel devem retornar a base para dar continuidade nas competições do calendário de suas categorias.

 

Foto destaque: Time sub-20 do Cruzeiro na estreia da Copinha 2022. Reprodução/Renato Felipazzi-Federação Paulista de Futebol.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile