Cruzeiro e Grêmio duelam nas oitavas da Copa do Brasil

Stefani Couto Por Stefani Couto
4 min de leitura

Na tarde desta terça-feira (02), aconteceu no Rio de Janeiro o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. Um dos confrontos do torneio reunirá simplesmente os dois maiores campeões da competição, com 11 títulos em campo, sendo seis do Cruzeiro e cinco do  Grêmio, as equipes irão duelar mais uma vez por uma vaga nas quartas de final.


<blockquote
class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">OS DOIS MAIORES
CAMPEÕES DA COPA DO BRASIL! Grêmio x Cruzeiro pelas oitavas da <a
href="https://twitter.com/hashtag/CopaDoBrasil2023?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#CopaDoBrasil2023</a>.
E aí, o que achou? <a
href="https://t.co/jsFv7fGyg0">pic.twitter.com/jsFv7fGyg0</a></p>&mdash;
TNT Sports BR (@TNTSportsBR) <a
href="https://twitter.com/TNTSportsBR/status/1653445074481496066?ref_src=twsrc%5Etfw">May
2, 2023</a></blockquote>
<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js"
charset="utf-8"></script>


Ao todo são seis confrontos entre Cruzeiro e Grêmio, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas para cada lado. A Raposa nunca venceu o Grêmio fora de casa na competição, contudo, eliminou os gaúchos na semifinal em 2017 e foi campeão em 1993.

O primeiro embate entre os dois foi justamente na final de 1993. No primeiro jogo, que aconteceu no antigo estádio Olímpico, as equipes não saíram do 0 a 0. A decisão ficou para o jogo da volta, no Mineirão. Com gols de Roberto Gaúcho e Cleison, para o Cruzeiro e Pingo para o Grêmio, a Raposa venceu por 2 a 1 e conquistou ali seu primeiro título da Copa do Brasil.


Cruzeiro conquistou seu primeiro título da Copa do Brasil em 1993. Reprodução/Arquivo/Estado de Minas


Em 2016 os dois voltaram a se enfrentar, agora, pela semifinal do torneio. O Grêmio venceu o primeiro jogo por 2 a 0 no Mineirão com Luan e Douglas marcando os gols e no jogo da volta, apenas um empate em 0 a 0, o que garantiu a classificação dos gaúchos para a final onde enfrentaram o Atlético-MG e conquistaram o quinto título., sendo o maior campeão da competição com um troféu a mais que o Cruzeiro.

O último confronto aconteceu em 2017 também pela semifinal, mas dessa vez com mais emoção na classificação. O Grêmio havia vencido o primeiro jogo na Arena por 1 a 0 com gol de Lucas Barrios nos acréscimos do primeiro tempo. No jogo da volta bastava apenas um empate para o time gaúcho ir a mais uma final. Mas, aos 7 minutos da etapa final, Hudson acertou um cabeceio após uma cobrança de escanteio e levou a decisão para os pênaltis.

Considerado o craque do Grêmio e um dos melhores jogadores do Brasil naquele ano, Luan foi para a cobrança e parou na bela defesa do goleiro Fábio. A disputa terminou 3 a 2 para o Cruzeiro, levando o time para a final, onde também venceu nos pênaltis contra o Flamengo e empatou com o Grêmio no número de conquistas.

No ano seguinte, o Cruzeiro foi novamente para a final e conquistou o hexacampeonato após vencer o Corinthians, se tornando o maior campeão da competição.


Cruzeiro conquistou o hexacampeonato em 2018. Reprodução/Flávio Florido/BP Filmes 


Recentemente Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram pela segunda rodada do Brasileirão, os mineiros venceram por 1 a 0 no Independência.

Os jogos das oitavas de final estão com datas-base para as semanas do dia 17 e 31 de maio. O primeiro jogo será disputado em Porto Alegre e o segundo em Belo Horizonte.

 

Foto Destaque: Bruno Rodrigues em jogada contra Lucas Silva. Reprodução/Thomás Santos/Staff Images/Cruzeiro

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile