O Cruzeiro acertou a prorrogação do contrato com Japa, jogador destacado das categorias de base e titular na fase final do Brasileiro. O novo compromisso estende-se até 2027 e inclui uma progressão salarial. O acordo para a extensão do contrato de Japa, atualmente com 19 anos, foi alcançado após negociações que estavam em andamento desde o término do Campeonato Brasileiro. O vínculo, que originalmente iria até meados de 2026, agora permanece válido até 31 de dezembro de 2027, pendente apenas das assinaturas das partes envolvidas.
Preocupação do Cruzeiro
A preocupação do Cruzeiro com o assédio do mercado nacional impulsionou a busca pela renovação, incorporando a proposta de valorização salarial. Japa encerrou o Brasileiro como titular sob o comando interino de Paulo Autuori e Fernando Seabra.
Japa com o troféu da Copa do Brasil do sub-20. (Foto: reprodução/Instagram/@japaa04)
Com a adaptação do contrato, a multa para transações no mercado nacional também foi incrementada, conforme estipula a legislação, fortalecendo assim a posição do Cruzeiro em futuras negociações. Apesar de estar elegível para o sub-20, Japa consolidou-se no time profissional e não participará da Copa São Paulo em janeiro.
A confirmação do acordo para a renovação foi inicialmente divulgada pelo portal Deus me Dibre. Japa, inicialmente um meia, demonstrou versatilidade nas divisões de base do Cruzeiro, notadamente desempenhando o papel de primeiro volante no sub-20 em 2023. Além disso, atuou como lateral-esquerdo ao longo da temporada. O jogador foi peça-chave nas conquistas do Mineiro e da Copa do Brasil na categoria.
Estréia no time principal
Foi nessa posição que ele fez sua estréia no time principal, entrando no segundo tempo da vitória sobre o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro. Na reta final, jogando em sua posição de origem, ele foi titular e desempenhou um papel crucial na manutenção da equipe na elite e na garantia de uma vaga na Sul-Americana de 2024. Ao encerrar o ano, Japa acumulou sete jogos pela equipe principal.
Foto destaque: Japa no Cruzeiro. (Reprodução/portalcruzeirense)