Damar Hamlin permanece em estado crítico após desmaiar em partida da NFL

5 min de leitura

Damar Hamlin, safety do Buffalo Bills, segue em estado crítico após sofrer uma parada cardíaca e precisar ser reanimado durante partida contra o Cincinnati Bengals, pela National Football League (NFL), na última segunda-feira (02).

O time emitiu uma nota sobre o estado de saúde do jogador no Twitter:


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Damar Hamlin spent last night in the intensive care unit and remains there today in critical condition at the University of Cincinnati Medical Center.<br><br>We are grateful and thankful for the outpouring of support we have received thus far.</p>&mdash; Buffalo Bills (@BuffaloBills) <a href=”https://twitter.com/BuffaloBills/status/1610341189399584770?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 3, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script> 

“Damar Hamlin passou a noite passada na unidade de terapia intensiva e permanece lá hoje em estado crítico no Centro Médico da Universidade de Cincinnati. Somos gratos e agradecidos pelo derramamento de apoio que recebemos até agora”. (Reprodução: Twitter/@buffalobills).


O incidente aconteceu no início do primeiro quarto do jogo, após um choque entre o safety e Tee Higgins, wide receiver dos Bengals. Depois da colisão Damar Hamlin se levantou, mas alguns segundos depois caiu desacordado em campo. 

Hamlin, de 24 anos, foi atendido por 10 minutos e precisou ser reanimado ainda no campo. Ele foi socorrido de ambulância com a pulsação normalizada, mas em situação crítica. A parada cardíaca provavelmente foi causada por commotio cordis, uma expressão em latim que significa agito no coração. 

Confira o momento do incidente:


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”> | El jugador Damar Hamlin (24 años) de los Buffalo Bills de la NFL, acaba de sufrir un paro cardiorrespiratorio en medio de un partido, según periodistas se le aplicó CPR y fue trasladado al University of Cincinnati Medical Center. <a href=”https://t.co/LJYyliaOMF”>pic.twitter.com/LJYyliaOMF</a></p>&mdash; Emmanuel Rincón (@EmmaRincon) <a href=”https://twitter.com/EmmaRincon/status/1610112025618747392?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 3, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script> 

“O jogador Damar Hamlin (24 anos) da NFL Buffalo Bills, acaba de sofrer uma parada cardiorrespiratória no meio de um jogo, segundo os jornalistas, foi aplicado RCP e ele foi transferido para o University of Cincinnati Medical Center”. (Reprodução: Twitter/@emmarincon).


Esse fenômeno acontece quando um impacto súbito e contundente no tórax causa morte súbita porque o coração não consegue ejetar sangue para o cérebro e o corpo. Nas últimas décadas, os registros de commotio cordis aconteceram principalmente nos esportes e por isso tornou-se mais habitual para as comunidades esportivas e médicas.

A NFL informou que a partida segue suspensa por tempo indeterminado: “A NFL continua em contato regular com a equipe médica que está cuidando de Damar Hamlin, e também com os times (Bills e Bengals), além da Associação de Jogadores da NFL. Depois de falar com as duas equipes e a liderança da NFLPA, o Comissário Roger Goodell informou hoje aos clubes que o jogo Bills x Bengals não será retomado esta semana. A NFL não tomou nenhuma decisão sobre o possível recomeço da partida em uma data posterior. A liga não fez nenhuma mudança na semana 18 no calendário da temporada regular. Nós continuaremos disponibilizando informações adicionais assim que estiverem disponíveis”.

Damar Hamlin é natural do distrito de McKees Rocks, na Pensilvânia. Ele foi selecionado na sexta rodada do draft de 2021 da NFL depois de jogar pela Universidade de Pittsburgh como titular por três anos. O jogador liderou o time com 67 tackles e sete separações de passes. Hamlin é titular do Buffalo Bills desde a segunda semana, quando substituiu o safety Micah Hyde, que sofreu uma lesão no pescoço.

Em nome de nossa família, queremos expressar nossa sincera gratidão pelo amor e apoio demonstrado a Damar durante este período desafiador. Estamos profundamente comovidos com as orações, palavras gentis e doações de fãs de todo o país. Também queremos agradecer aos dedicados socorristas e profissionais de saúde do Centro Médico da Universidade de Cincinnati, que forneceram cuidados excepcionais a Damar”, agradeceu a família de Hamlin, em comunicado.

Foto destaque: Damar Hamlin, safety do Buffalo Bills. (Foto:Reprodução/Buffalo Bills).

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile