Às vésperas da Copa do Mundo no Catar, o lateral Daniel Alves tem esperanças e tem se cuidado ao máximo para estar na lista dos convocados de Tite que será divulgada na próxima segunda-feira. O jogador de 39 anos está no Pumas do México e está sem treinar há um tempo. Com isso, o jogador tem se preparado no Barcelona B e diz que os cuidados perto de uma Copa do Mundo devem ser dobrados.
“Quando você quer performar em alto nível, quando quer ser um profissional reconhecido, conseguir êxito, você precisa cuidar dos detalhes. Quando você começa a conhecer o seu corpo, quando começa a criar uma relação consigo mesmo, você começa a saber o que é necessário. Preciso fazer um pouco mais ali, um pouco menos aqui, descansar, cuidar da alimentação. Sou muito detalhista neste aspecto. Eu penso que se eu tiver cuidando um pouco mais do que os outros estão descuidando, eu estarei um pouco à frente deles. Hoje eu colho o que eu plantei a partir dos 23 anos. Todo esse processo, às vezes, as pessoas vão deixando de lado e aqueles que não deixam de lado vão conseguindo alargar um pouco a sua carreira e sem estar num nível diferente do passado” disse Daniel Alves em uma entrevista na última Data-Fifa.
Daniel Alves sonha com Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Instagram)
Daniel Alves esteve na África do Sul em 2010 e no Brasil em 2014. O jogador só não foi convocado para a Rússia em 2018 por ter sofrido uma grave lesão. Com isso, o atleta sabe que tem que se cuidar ao máximo para estar 100% na Copa.
“Você vai vendo como as pessoas conduzem as suas carreiras. E tudo que eu expresso é através de experiências vividas, de como ser e como não ser. A vida vai te ensinando essas coisas. Não existem só coisas boas. Existem coisas ruins que te dão uma noção do que não ser na sua vida, na sua carreira. Fui tendo esses exemplos de disciplina e indisciplina. Você vai trazendo para si. Fui provando também… Uma semana não viver disciplinado. Outra semana viver disciplinado e ver o que acontece. Tudo o que eu trago é baseado em vivências. O resultado do fim de semana quando você não faz nada não é bom. E o resultado quando você faz as coisas é bom. Parece coincidência? Não. Está comprovado. Se fizer as coisas como deve fazer, o resultado do fim de semana será satisfatório.”
E com a experiência de Daniel Alves, ele sabe exatamente o que fazer para continuar em forma.
“Alimentação sobretudo. Nesse processo de duas horas pós-jogo, a alimentação e hidratação tem que ser na hora. A perda de líquido é muito grande. Dependendo do jogo, eu perco 3kg. E 3kg é o sinal de que você desidratou muito. Essas duas horas são cruciais. É o momento que o corpo está com suas necessidades. Não é o momento de inserir outras coisas que não darão benefícios. Depois de um jogo, você entrar numa água gelada para dar uma cuidada nas inflamações. Todos esses pequenos detalhes, que as pessoas passam batido, você sai na frente delas. Esses detalhes vão te dando longevidade. Tem que cuidar dos detalhes porque eles são importantes para a alta performance.
Todo o profissional de alta performance tem que abdicar. Sou apaixonado por doce de leite e evito porque tem muito açúcar. Chocolate é 85% (de cacau), às vezes 90%, às vezes 100%. Tem que ir cuidando daquilo que vai te prejudicando como atleta. Fora um monte de outras coisas, uma feijoada, um churrasco. Isso aí eu também gosto. Uma cervejinha no fim de semana eu também gosto, mas no fim de semana eu estou trabalhando. Tem que pagar o preço. A nossa ferramenta é o corpo. Coloco o exemplo: nós somos uma Ferrari, um Bugatti, uma McLaren… Se colocar combustível ruim nela vai dar problema. Por mais especial que ela seja… Se não se alimentar bem a máquina vai reclamar. Existe abdicação pertinente para você ter uma carreira sólida e não ser um a mais…”
Daniel Alves tem se cuidado para a Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Instagram)
Na entrevista concedida, o lateral direito além de falar sobre os cuidados com a alimentação, comentou sobre os amigos e ex companheiros de Barcelona, Neymar e Messi.
“O Neymar e o Messi são similares. Jogadores que conseguem enxergar um pouco mais do que o resto, com uma particularidade: o Messi é obcecado em fazer gols. Tudo que ele faz é pensando em fazer gols. O Neymar é uma coisa mais plástica, mais de malabarismo, Cirque du Soleil. O Ney tem um animal dentro, que quando as pessoas tocam, querem prejudicar, ele sai com essa parada e aponta… Aí você tá morto, não consegue parar ele. É a arma de defesa dele. Quando eu jogava contra os dois, eu falava para os meus companheiros: não dá porrada neles, não deixa despertar o animal que tem dentro desses caras. Você não consegue pará-los. Se você belisca, eles acabam com o seu dia. Eles são ídolos de uma garotada que quer jogar futebol e isso é um peso muito grande para eles carregarem essa mochila. Mas é problema deles que decidiram ser geniais. Os gênios tem que carregar uma mochila mais pesada do que os outros mesmo.
O Neymar é um gênio. Consegue enxergar coisas numa velocidade que ninguém consegue enxergar. Esse cara é diferente, não é normal. Não é normal ter visto isso ou aquilo. Só os gênios conseguem fazer esse tipo de coisa. Tive a honra e o prazer de conviver no dia a dia e poder presenciar esses dois gênios do futebol moderno, o Ney e o Messi. Tive a honra de conviver e ver todos os dias. São pessoas especiais, como os gênios de outras áreas. Eles têm o mundo deles, o mundo particular, que você não consegue entrar. Não está permitido para você. Você não consegue entrar ali.”
Desde que estreou com a camisa da seleção, Dani Alves é o terceiro jogador que mais vestiu a amarelinha, atrás apenas de Cafu e Roberto Carlos.
“São momentos indescritíveis. É tão mágico o que você sente, a energia que entra no seu corpo. Com palavras é difícil descrever essas sensações. Tem coisas que você não sabe explicar. Você chegou numa Copa do Mundo, vai estrear, não sei o que falar. Só sei o que eu senti naquele momento. Não sei decifrar. Vivo isso a cada Copa do Mundo. Cada Copa do Mundo é diferente. As sensações são diferentes. Você nunca sabe se vai ser a última ou não vai ser a última. Você joga 2010 e não sabe se vai estar em 2014. Você joga 2014 e não sabe se vai estar em 2018.”
A convocação para a Copa do Mundo será feita na próxima segunda (07), às 13h (horário de Brasília).
Foto destaque: Daniel Alves no treinamento (Foto/Reprodução: Instagram)