A Data Fifa de novembro gerou uma onda de lesionados, levando preocupação à algumas equipes. Importantes jogadores que atuam por clubes europeus sofreram lesões neste período, que começou dia 13 e acabará 21, como Vinicius Jr, Ter Stegen e Halaand. Contudo, o caso mais grave é do espanhol Gavi, do Barcelona, que pode perder o resto da temporada.
A Data Fifa é conhecida pelo histórico de lesões, levando os atletas a desfalcarem seus times. Com isso, a imprensa europeia implementou, de maneira irônica, o apelido “vírus Fifa” aos casos de contusões.
Desfalques na La Liga
Gavi se machucou sozinho, na primeira etapa do confronto entre Espanha e Geórgia pelas Eliminatórias da Eurocopa. Os exames realizados pelo Barcelona confirmaram que o meia rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e sofreu uma lesão associada no menisco lateral.
O jovem precisará passar por cirurgia, podendo ficar meses sem jogar. Apesar da perda, os espanhóis ganharam a partida por 3 a 1.
Além de Gavi, o Barça também não contará com o goleiro Ter Stegen. O atleta deixou a concentração da Alemanha devido à dor aguda nas costas. Entretanto, de acordo com o jornal espanhol “Marca”, o caso não é considerado grave.
Vinícius Jr e Camavinga defendendo as cores do Real Madrid. (Foto: Reprodução/Instagram/@camavinga)
O Real Madrid também perdeu dois jogadores na Data Fifa de novembro. O atacente Vinícius Júnior sofreu uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda, com envolvimento do tendão distal, durante o jogo contra a Colômbia. O brasileiro deve desfalcar os merengues durante dois meses e meio. Ademais, o francês Camavinga, tal qual Gavi, rompeu ligamentos do joelho e deverá ficar fora também por dois meses.
Outros lesionados
Onana foi substituído no fim da partida entre Camarões e Maurício, pelas Eliminatórias da África. Os testes constataram uma lesão no púbis, e o goleiro do Manchester United foi cortado. Não há informação se o atleta estará à disposição para a próxima partida dos Reds, que acontecerá no próximo fim de semana.
Haaland treinando durante concentração com a seleção norueguesa (Foto: Reprodução/Instagram/@erling.haaland)
Haaland sofreu uma lesão no tornozelo durante amistoso contra as Ilhas Faroe. Apesar de ser liberado da partida contra a Escócia, que encerrou a participação da Noruega nas Eliminatórias da Eurocopa, a lesão do atacante não é grave e ele estará disponível para defender o Manchester City no próximo fim de semana, de acordo com o jornalista Fabrizio Romano.
Zaïre-Emery, foi convocado pela primeira vez e já acumulou experiências. O meia de 17 anos, além de marcar um gol na goleada da França sobre Gilbratar (14 a 0), torceu o tornozelo direito durante a partida. A imprensa francesa informa que ele não deverá mais jogar neste ano pelo Paris Saint-Germain.
Foto Destaque: Gavi sentindo dores durante partida contra a Geórgia. (Reprodução/Ian Alcoba/Getty Images/CNN)