O técnico argentino, de 64 anos, já passou por clubes como LDU, San Lorenzo e a seleção argentina. ‘’El Paton’’, como é carinhosamente apelidado, se aposentou da beira do campo em 2021 por problemas de saúde.
Segundo a imprensa local, o treinador foi diagnosticado com Alzheimer e a doença está em estágio avançado. Bauza foi campeão bi-campeão da Libertadores com LDU (2008) e o San Lorenzo (2014). Pelo futebol brasileiro, treinou o São Paulo, onde ficou 6 meses no comando do time paulista.
Em outubro do ano passado, Bauza anunciou sua aposentadoria da função de técnico, alegando problemas de saúde, mas sem específicar quais. Após o anúncio, o argentino recebeu apoio dos fãs pelas redes sociais.
Bauza nos tempos de treinador da seleção argentina (Foto: Nicolas Sanches/AFA)
O jornalista Juan Manuel Pons, em recente publicação, diz que Bauza ”confunde cores e até a ordem das refeições”.
Como jogador, Bauza era um ótimo zagueiro, e vestiu as camisas de Rosario Central, Junior Barranquila, Independiente e Veracruz. Sua carreira como técnico iniciou-se em 1998, no Rosario, e passou por Vélez Sarsfield, Colón e Sporting Cristal antes de comandar a LDU, time do com o qual venceu sua primeira Libertadores. Após 6 anos, já com a equipe do San Lorenzo, venceu novamente o campeonato continental.
No tricolor paulista, fez 48 partidas, venceu 16, empatou 13 e perdeu 18, teve um aproveitamendo de 44%. Mesmo com um aproveitamendo baixo, levou o time a semifinal da Libertadoes daquele ano (2016). Além da seleção argentina, comandou as seleções dos Emirados Árabes Unidos e da Arábita Saudita. Em 2017, retornou para o Rosario, seu último clube.
TÍTULOS
Como jogador:
Rosario Central
Campeonato Argentino: 1980 e 1987
Como treinador:
Sporting Cristal
Torneio Clausura: 2004
LDU Quito
Campeonato Equatoriano: 2007 e 2010
Copa Libertadoers da América: 2008
Recopa Sul-Americana: 2010
San Lorenzo
Copa Libertadores da América: 2014
Rosario Central
Copa Argentina: 2017-18
Foto em destaque: Rubens Chiri/saopaulofc.net