O torcedor brasileiro conheceu nesta segunda-feira (7) os nomes dos 26 jogadores que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, realizada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. A lista foi divulgada pelo técnico Tite pouco depois das 13h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Entre os 26 jogadores convocados, destaque para a presenças do experiente lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos, e para o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal. Além disso, a ausência de Matheus Cunha, que vinha sendo convocado para as partidas mais recentes da Seleção.
Tradicionalmente, as convocações para Copas do Mundo englobam uma lista com 23 jogadores. Desta vez, o elenco terá 26 nomes. Tite optou por preencher o ataque com as três vagas a mais a que tinha direito.
Confira abaixo a lista com os convocados
• Goleiros:
– Alisson (Liverpool)
– Ederson (Manchester City)
– Weverton (Palmeiras)
• Laterais-direitos:
– Daniel Alves (Pumas)
– Danilo (Juventus)
• Laterais-esquerdos:
– Alex Sandro (Juventus)
– Alex Telles (Sevilla)
• Zagueiros:
– Bremer (Juventus)
– Éder Militão (Real Madrid)
– Marquinhos (PSG)
– Thiago Silva (Chelsea)
• Meio-campistas:
– Bruno Guimarães (Newcastle)
– Casemiro (Manchester United)
– Everton Ribeiro (Flamengo)
– Fabinho (Liverpool)
– Fred (Manchester United)
– Lucas Paquetá (West Ham)
• Atacantes:
– Antony (Manchester United)
– Gabriel Jesus (Arsenal)
– Gabriel Martinelli (Arsenal)
– Neymar (PSG)
– Pedro (Flamengo)
– Raphinha (Barcelona)
– Richarlison (Tottenham)
– Rodrygo (Real Madrid)
– Vínicius JR (Real Madrid)
Tite e Juninho Paulista, após anúncio dos 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação/CBF)
A delegação brasileira no catar será composta, além da comissão técnica e jogadores, pelos observadores da seleção Ricardo Gomes, Fernando Lazaro e Lucas de Oliveira. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, será o chefe da delegação.
Ao todo, a lista com os 26 escolhidos para a busca do hexacampeonato, no Catar, conta com nove remanescentes da última Copa, marcada pela eliminação diante da Bélgica, nas quartas de final. São eles: Alisson, Ederson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro, Fred, Gabriel Jesus e Neymar.
Os times com mais representantes são Juventus, Real Madrid e Manchester United, que têm três representantes cada. São eles: Rodrygo, Vinicius JR e Éder Militão (Real Madrid), Casemiro, Fred e Antony (Manchester United) e Danilo, Alex Sandro e Bremer (Juventus).
No Brasil, apenas Palmeiras e Flamengo verão seus jogadores os representando com a camisa verde e amarela durante a Copa. Foram chamados o goleiro Weverton, do clube paulista e Everton Ribeiro e Pedro, do clube carioca.
Como o Brasil chega para a Copa do Mundo
A Seleção Brasileira se apresenta para a disputa no Catar após alcançar a melhor campanha da história eliminatórias. Foram 17 jogos sem nenhuma derrota (14 vitórias e 3 empates) e 88% de aproveitamento. Além disso, a Seleção do técnico Tite obteve bons números ofensivos e defensivos. Foram 40 gols marcados e apenas cinco sofridos.
Ao todo, ao longo da “Era Tite”, o Brasil também possui um bom aproveitamento. Desde 2016 no comando da Canarinho, o treinador disputou 76 partidas, com 58 vitórias, 13 empates e cinco derrotas: Peru (partida amistosa em 2019), Bélgica (quartas de final da Copa do Mundo de 2018) e Argentina (jogos amistosos em 2017 e 2019 e final da Copa América 2021).
Cronograma
Os jogadores se apresentarão à Seleção no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália. Os convocados vão se hospedar no centro de treinamento da Juventus, onde iniciarão a preparação para a Copa. Em 19 de novembro o grupo chega a Doha, onde utilizará as instalações do clube catari, Al Arabi. É lá que Tite fará os ajustes finais até a estreia, no dia 24/11, contra a Sérvia e onde o Brasil treinará durante toda a Copa do Mundo.
Calendário da Seleção:
14/11 – Apresentação em Turim, para os primeiros treinamentos
19/11 – Desembarque em Doha para os primeiros treinos no Catar
24/11 – Estreia na Copa do Mundo – Brasil x Sérvia – 16h00 – Estádio Lusail
28/11 – Segundo jogo da fase de grupos – Brasil x Suíça – 13h00 – Estádio 974
2/12 – Terceiro jogo da fase de grupos – Brasil x Camarões – 16h00 – Estádio Lusail
Foto destaque: Tite anuncia os convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Divulgação/CBF.