No confronto seguinte após o titulo argentino na Copa do Mundo de 2022, o Brasil amargou sua primeira derrota como mandante na história das Eliminatórias Sul-Americanas na noite desta terça-feira (21), ao ser superado pelos atuais campeões mundiais pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Otamendi no segundo tempo. Contando com polêmicas até mesmo antes da bola rolar no Maracanã, a partida válida pela sexta rodada do torneio também começou quente dentro de campo após 30 minutos de paralisação, rendendo pouco futebol.
Primeiro tempo ficou marcado com 22 faltas (Foto: Reprodução/Buda Mendes/Getty Images)
Primeiro Tempo sem nenhum futebol
Depois da confusão generalizada entre brasileiros e argentinos ter sido controlada nas arquibancadas dentro do Maracanã, o clássico sul-americano começou intenso mais uma vez, algo esperado pelo histórico recente entre os dois rivais, gerando muitas faltas durante os primeiros minutos de jogo. A trocação de entradas mais intensas nas divididas renderam ao menos dois quartões amarelos para os donos da casa, sendo um para Gabriel Jesus e outro para Raphinha. De Paul se tornou um personagem importante no lado visitante, sofrendo duas pancadas no rosto, além de assustar Alisson em uma oportunidade desperdiçada. Ainda na primeira etapa, apesar das poucas chances criadas, a Canarinho só conseguiu chegar ao gol advesário duas vezes. Uma delas, no chute de Martinelli, acabou defendido por Romero em cima da linha, enquanto Raphinha cobrou falta desviando na barreira e passando acima do travessão de Emilíano Martínez. Com a partida cada vez mais truncada até o fim da etapa inicial, o placar permaneceu zerado até o intervalo.
Pontaria em dia e crise para o Brasil
Agora com outra mentalidade para o segundo tempo, a Seleção Brasileira se lançou em busca de abrir o marcador no Rio de Janeiro, desperdiçando grandes oportunidades nos primeiros dez minutos. Aos 8, Rapinha avançou pela ponta direita e dividiu com a marcação argentina, obrigando intervenção de Dibu Martínez. Pouco tempo depois, o camisa 23 da albiceleste trabalhou outra vez, salvando os visitantes na chance mais clara dos donos da casa. Gabriel Jesus avançou em velocidade pelo meio campo e entrou na grande área, dividindo entre os zagueiros, a bola sobrou nos pés de Martinelli, que finalizou mal, podendo ter inaugurado o placar. Como resposta, a Argentina foi mais competente e conseguiu ir as redes com 17 em uma cobrança de escanteio. Otamendi aproveitou o levantamento e cabeceou no fundo do gol, não dando chances de defesa. A partir dali, a dificuldade em criar voltou a tomar conta e a situação ficou praticamente irreversível para o Brasil, Joelinton, que entrou faz pouco tempo, foi expulso após falta em De Paul, mandando o volante para o vestiário mais cedo. Em vantagem númerica e no resultado, a partida seguiu favorável aos atuais campeões do mundo, saindo vencedores após os 90 minutos e provocando mais vaias ao comandados de Fernando Diniz.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Com a quinta derrota desde a chegada do seu novo treinador, a Seleção Brasileira teve seu primeiro revés como mandante na história das Eliminatórias Sul-Americanas, além de somar a terceira nessa atual edição. Por esse desempenho, o Brasil atualmente fica na sexta posição com 7 pontos, enquanto a Argentina segue líder com 15 conquistados. A próxima partida das duas seleções só acontece em setembro de 2024, começando a 7ª rodada, onde a Canarinho encara o Equador. Antes disso, enfrenta a Inglaterra em amistosos.
Foto Destaque: jogadores da Argentina comemorando. Reprodução/Buda Mendes/Getty Images