Nesta segunda-feira (6), o Santos recebe o Cuiabá na Vila Belmiro, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto une o mandante Santos, que procura aproveitar a moral alta com a vitória sobre o Flamengo fora de casa na última rodada para afastar de vez o fantasma do rebaixamento, enquanto o Cuiabá busca um bom resultado contra o Santos na Vila para garantir a sua vaga na Copa Sul-Americana de 2024. O jogo será transmitido pelo SporTV e pelo Premiere às 21h do horário de Brasília.
“Seis finais” para o Santos
O “Peixe” está em 15º com 37 pontos e busca sua segunda vitória consecutiva para afastar de vez o risco do seu primeiro rebaixamento para a Série B, depois de uma vitória importante contra o Flamengo por 2 a 1 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O trunfo contra os cariocas foi fundamental para aumentar a confiança do elenco, por se tratar de uma das equipes mais bem colocadas e qualificadas da sequência do alvinegro praiano.
Cumprindo efeito suspensivo na penúltima rodada contra o Flamengo, o Santos conta com a volta de Marcos Leonardo, artilheiro da equipe e terceiro do torneio. O “camisa 9” soma 13 gols na competição e fica atrás de Paulinho, do Atlético-MG, e Tiquinho Soares, do Botafogo, com 16 gols empatados na artilharia. Lucas Braga foi expulso contra o Flamengo na última partida e deve dar vaga a João Lucas começar como titular.
No confronto do primeiro turno contra seu próximo adversário, o Santos foi derrotado pelo Cuiabá na Arena da Baixada por 3 a 0, com gols de Deyverson, Denílson e Rikelme.
Comemoração da equipe do Cuiabá no gol de Deyverson, na partida entre os times no primeiro turno (Foto: reprodução/ Instagram/ @cuiabaec)
A partir da 33ª rodada, passado o jogo contra o Cuiabá, o Santos enfrenta o Goiás (17º) fora de casa em confronto direto contra o rebaixamento; o campeão da Copa do Brasil São Paulo (10º) em casa; o Botafogo (1º), que se complicou na competição joga ponto a ponto pelo título, no Engenhão; o atual campeão da América Fluminense (8º) na Vila Belmiro; o Athlético-PR (7º) na Arena da Baixada; e recebe o Fortaleza (9º) em casa na última rodada.
Luta pela Sul-Americana
Já o Cuiabá, que perdeu a última partida para o Vasco da Gama em casa por 2 a 0, é o 12º colocado e busca uma vitória para se manter bem colocado a fim de assegurar sua vaga na Copa Sul-Americana da próxima temporada. A atual posição do time na tabela é a última que garante vaga na competição e o time matogrossense está a frente do Corinthians por conta do critério número de vitórias (11 a nove, respectivamente), após o empate em pontos (40).
A equipe conta com a volta do goleiro e capitão Walter, que cumpria suspensão, mas tem os desfalques do volante Raniele, também suspenso, e Lucas Mineiro, lesionado.
Depois da partida na Vila Belmiro, o Cuiabá encara uma sequência com Bahia (16º) na Fonte Nova; Fortaleza (9º) em casa; São Paulo (10º) no Morumbi; Internacional (11º) na Arena Pantanal; Flamengo (6º) no Maracanã; e a última rodada contra o Athlético-PR (7º) em casa.
Foto destaque: Cuiabá recebeu o Santos no primeiro turno do campeonato e venceu por 3 a 0 (Reprodução/ Raúl Baretta/ Santos FC)