Na manhã deste sábado, 09, a chuva foi protagonista em Istambul e deu o tom no terceiro treino livre do GP da Turquia. Iniciando os treinos com forte interferência dela na pista, o francês Pierre Gasly adaptou-se a essas condições e teve o melhor resultado com a sua AlphaTauri, liderando a sessão que foi marcada por rodadas e até bandeira vermelha, porém sem acidentes graves.
Os favoritos ao título tiveram posições distintas, sendo o holandês Max Verstappen da Red Bull assegurando o segundo melhor tempo mesmo após ter protagonizado um giro 360° na pista, voltou para o mesmo lugar e seguiu sua sessão. Já o atual campeão Lewis Hamilton que obteve a marca mais rápida na sexta-feira com a Mercedes, ficou apenas em 18º por ter tido apenas cinco voltas no treino desta manhã. O terceiro lugar ficou com o mexicano da Red Bull Sergio Pérez, seguido pelos pilotos da Ferrari Carlos Sainz em quarto, e Charles Leclerc em quinto.
Lewis Hamilton e sua Mercedes em dia agitado com pista chuvosa. (Foto: Reprodução/Instagram)
George Russell não teve tanta sorte com as condições da pista devido a chuva, tendo em certo momento saído da pista e como consequência ficou preso na caixa de brita. Após tentativa mal sucedida de tentar sair da situação adversa, foi retirado pelos fiscais de pista acompanhado de bandeira vermelha, ocasionando ao piloto da Willians o pior tempo e a última colocação. Outros pilotos também apresentaram dificuldades em completar o percurso e manter seus carros na pista, que além de molhada esteve cercada por neblinas em certos momentos.
https://inmagazine.com.br/post/Newcastle-e-comprado-por-principe-herdeiro-da-Arabia-Saudita
Com estes resultados os pilotos disputaram a prova classificatória com muita incerteza por conta da chuva que não dava trégua, apresentando visíveis problemas em manter os carros na pista, tendo diversas reviravoltas na liderança da disputa. Porém no fim quem obeteve o melhor tempo foi Hamilton com 1:24.585. Lembrando que o britânico recebeu punição para a corrida de domingo por ter trocado de motor no treino da sexta-feira, perdendo assim 10 lugares no grid de largada.
O resultado do grid da largada da corrida do ficou assim:
1- Bottas
2- Verstappen
3- Leclerc
4- Gasly
5- Alonso
6- Pérez
7- Norris
8- Stroll
9- Tsunoda
10- Vettel
11- Hamilton
12- Ocon
13- Russell
14- Schumacher
15- Ricciardo
16- Latifi
17- Giovinazzi
18- Raikkonen
19- Mazepin
20- Sainz
Foto destaque: Pierre Gasly lidera sessão em treino livre em Istambul. Reprodução/Instagram