Entenda a regra que desclassificou Leclerc e Hamilton do GP de Austin

Ana Beatriz Zamai Por Ana Beatriz Zamai
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Neste final de semana aconteceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Austin, Texas. Com mais uma vitória de Max Verstappen, da Red Bull, que já se consagrou tricampeão, Lewis Hamilton, da Mercedes, havia conseguido o segundo lugar e Lando Norris, da McLaren, o terceiro. Entretanto, depois de quatro horas que a corrida havia sido finalizada, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), divulgou que Hamilton e Charles Leclerc, da Ferrari, foram desclassificados. Entenda um pouco mais sobre a regra e confira outros pilotos que passara por situações parecidas.

 

Entenda a regra 

Os dois pilotos foram desclassificados pelo mesmo motivo: irregularidades na prancha de madeira do assoalho. Desde o fatídico Grande Prêmio de San Marino de 1994, que causou a morte de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger, foi criada a prancha, ou plank, skid block, skid pads, que é muito bem controlado pelo Regulamento Técnico da categoria, pois qualquer mudança pode alterar o peso ou causar ganho aerodinâmico.

É, basicamente, uma placa de madeira localizada na parte de baixo dos carros, feitas de “jabroc”, uma lâmina de madeira revestida com resina e que deixa o carro mais estável e resistente. Sua função é evitar que o assoalho do carro fique muito próximo do chão, para obter maior benefício aerodinâmico, além de amenizar o impacto do “efeito solo”, que ocorre quando o carro fica muito próximo ao chão e acaba balançando. 

No caso de Hamilton e Leclerc, a punição foi dada por conta do artigo 3.5.9 do regulamento técnico da Fórmula 1, que sinaliza as medidas necessárias da prancha, e aplicada por estar com espessura irregular nos dois carros. As duas equipes reconheceram que as medidas estavam incorretas, mas tentaram argumentar que o desgaste aconteceu por conta da pista ser “acidentada” e que por ter a corrida sprint, eles tiveram pouco tempo para checar. 

Com essa desclassificação, Lewis Hamilton se prejudicou, pois está disputando o vice-campeonato com Sergio Pérez, da Red Bull, e a diferença era de 19 pontos, mas, como perdeu pontos, essa diferença subiu para 39.

 

Conheça outros casos parecidos com os de Leclerc e Hamilton


Schumacher também sofreu com problemas com as placas de madeira. (Foto: reprodução/Getty Images/Ge.globo)


A primeira pessoa a passar por problemas por conta do dispositivo foi Michael Schumacher, assim que as placas foram introduzidas. Na época, Schumacher era piloto da Benetton e já era heptacampeão, e foi desclassificado o Grande Prêmio da Bélgica, que havia vencido. A desclassificação aconteceu porque a prancha teve um desgaste maior do que o imposto pela FIA. A equipe até tentou apelar e argumentar que esse desgaste aconteceu por conta de uma rodada de Michael, mas o protesto não foi aceito.

Além desse episódio, o alemão foi desclassificado de um campeonato inteiro, em 1997. Na época, Schumacher era apenas bicampeão e pilotava pela Ferrari, e foi excluído depois de tentar tirar Jacques Villeneuve, que disputava o título com ele, no Grande Prêmio da Europa.

A Fórmula 1 estará de volta para o Grande Prêmio do México, com treinos na sexta (27) e no sábado (28) e corrida no domingo, dia 29.

 

Foto destaque: Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados do GP dos EUA. (Reprodução/Jared C. Tilton, Formula 1/Formula 1 via Getty Images/Ge.globo)

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