Nesse domingo (20), a seleção espanhola alcançou o tri mundial da FIFA, nas categorias feminina sub-17, sub-20 e no profissional, igualando-se ao Brasil, que conquistou o tri na categoria masculina. Na final da Copa do Mundo Feminina de 2023, realizada em Sidney, na Austrália, a Espanha venceu a Inglaterra por 1 a 0, com um gol marcado por Olga Carmona.
O feito do tri conquistado pela nossa seleção masculina aconteceu no ano de 2003, um ano após conquistar o pentacampeonato mundial da categoria profissional na Coreia do Sul e Japão. O título na categoria sub-17 foi conquistado na Finlândia, e o sub-20, nos Emirados Árabes Unidos.
Paraluello eleita a melhor jogadora jovem
Com apenas 19 anos, a jogadora da seleção espanhola Salma Paraluello foi eleita a melhor jogadora jovem do torneio. A atacante marcou 2 gols nessa edição da Copa do Mundo sw 2023 e é também a primeira profissional (categoria masculina ou feminina) a conquistar os mundiais sub-17, sub-20 e profissional com apenas 19 anos.
Rocio Gálvez beijando o troféu da Copa do mundo Feminina (Reprodução/Instagram/@selfutbolfem)
Técnico comemorou separado das atletas
A comemoração da seleção espanhola nos gramados evidenciou o distanciamento entre as jogadoras e a comissão técnica. As atletas comemoraram juntas enquanto que o técnico Jorge Vilda e sua equipe comemoraram somente entre si, após alguns minutos somente parte das jogadoras se uniram à comissão técnica.
Com a queda da seleção espanhola nas quartas de final da Eurocopa em 2022, um grupo composto por 15 jogadoras assinou um comunicado solicitando a saída do técnico Jorge Vilda. No documento, havia denúncias relacionadas a assédio moral e o formato de trabalho de Vilda. No entanto, a federação espanhola ignorou a petição e manteve Vilda à frente da seleção, o que ensejou um boicote de cerca de 10 atletas, entre elas nomes de peso como Mapi León e Patri Guijarro, destaques do Barcelona, que assistiram ao Mundial pela televisão.
Mesmo com todos os desfalques, a seleção espanhola se manteve em alto nível e fez história com a conquista do Mundial. O técnico Jorge Vilda declarou que era difícil descrever a alegria que estava sentindo e o orgulho de treinar o time espanhol feminino.
Foto em destaque: Misa Rodriguez beijando o troféu da Copa do Mundo. Reprodução/Instagram/@sefutbolfem