Espanha, Portugal e Ucrânia oficializam campanha conjunta para sediar Copa do Mundo em 2030

Felipe Ribeiro Por Felipe Ribeiro
3 min de leitura

Ucrânia, Espanha e Portugal são oficialmente candidatas à sediar a Copa do Mundo em 2030. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5), na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. Os presidentes das três federações estiveram juntos em coletiva de imprensa e declararam ter recebido apoio da entidade que comanda o futebol europeu para formalizar a candidatura e a inclusão ucraniana no projeto.

Portugal e Espanha ja haviam anunciado que concorreriam ao posto de sede do Mundial no ano passado. Agora, foi a vez de incluir a Ucrânia no grupo que brigará por uma vaga em 2030. A sede será oficialmente escolhida em 2024, em congresso realizado na FIFA.

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes comentou a adesão ucraniana. “É uma honra anunciar que Portugal e Espanha incorporaram a Ucrânia na candidatura conjunta à Copa do Mundo de 2030. As duas federações comunicaram a sua intenção à Uefa, que manifestou o seu total apoio. Tem significado especial fazer este anúncio na casa do futebol europeu. O futebol é muito mais do que futebol“, disse ele em entrevista coletiva.

Em comunicado divulgado no site oficial da Federação de Portugal, Fernando Gomes também se manifestou sobre os conflitos que acontecem com a Rússia no país ucraniano: “A Ucrânia não pode desaparecer das nossas memórias depois da guerra acabar. Quando esse dia chegar, tenho a certeza de que a Ucrânia continuará a precisar de ajuda e nós queremos e vamos estar presentes“, avaliou.


Ucrânia, Portugal e Espanha oficializam candidatura para sediar Copa do Mundo de 2030 (Reprodução/Twitter)


O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, fez colocações sobre a situação. “Cada um de nós representa o futebol português, espanhol e ucraniano. Mas juntos representamos a transformação e o exemplo de que o futebol pode melhorar a sociedade. Acho que na Espanha todos apoiam a integração da Ucrânia nesta candidatura“, afirmou.

Portugal, Ucrânia e Espanha já têm concorrentes na disputa pela sede de 2030. Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai anunciaram no começo de agosto deste ano que tentarão trazer o Mundial para América do Sul no mesmo ano. O Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, chegou a declarar na época que este “é o sonho de um continente”.

A Copa do Mundo do Catar está marcada para iniciar no dia 20 de novembro, com o duelo do país local com o Equador. Já em 2026, os responsáveis por comandar o maior evento futebolístico do planeta serão Canadá, Estados Unidos e México.

 

Foto destaque: Taça da Copa do Mundo. Reprodução/Twitter.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile