O lateral-esquerdo Fábio Santos, de 37 anos, deve pendurar as chuteiras no fim de 2023, período que também encerra seu contrato com o Corinthians. O jogador está no clube desde 2020, quando foi contratado pela segunda vez pelo time paulista.
Fábio soma números expressivos junto ao Corinthians. Ao todo, o lateral tem 319 partidas com a camisa do Timão. Os números o deixam próximo do top-30 dos jogadores que mais vezes atuaram pelo clube. O trigésimo da lista é o goleiro Cabeção, que disputou 326 jogos.
Além dessa marca, Fábio também marcou história no Corinthians com conquistas. Foram seis troféus levantados no clube, entre eles o Mundial de Clubes e a Copa Libertadores da América de 2012. Com 27 gols feitos ao longo de toda sua trajetória dentro do Timão, Fábio Santos também viveu excelente temporada em campo em 2022, fator que contribuiu para que houvesse uma renovação de contrato até o fim deste ano.
Os novos caminhos do lateral depois de deixar gramados ainda não estão definidos. Fábio ainda não decidiu quais rumos seguirá ao encerrar a carreira. A informação é do site “ge.globo”.
Veja abaixo outros jogadores que também encerraram a carreira no Corinthians na história recente
Ronaldo Fenômeno
Ídolo do Timão e do futebol brasileiro, o Fenômeno se despediu dos gramados em 2011. Ronaldo se aposentou aos 34 anos de idade logo após a eliminaçao do Corinthians para o Tolima, na Copa Libertadores. O jogador chegou ao clube em 2009 e marcou 35 gols em 69 partidas disputadas.
Edu Gaspar
Após passagens por Arsenal, da Inglaterra, e Valencia, da Espanha, Edu Gaspar retornou ao clube paulista para viver a sua fase final da carreira. Foi em 2009 que o então jogador voltou ao clube que o revelou para o futebol no final dos anos 90. O ex-volante pendurou as chuteiras no começo de 2011 e assumiu a função de gerente de futebol, sendo muito vitorioso no clube. Atualmente é dirigente do Arsenal.
Edu Gaspar em campo pelo Corinthians (Foto: Divulgação/Corinthians)
Alessandro
Alessandro teve passagem longa pelo Timão. O ex-lateral-direito chegou ao clube em 2008 e permaneceu até 2013, quando se aposentou dos gramados. No ano seguinte, ganhou o cargo de coordenador de futebol do Corinthians, onde permaneceu até 2016, quando assumiu a função de gerente de futebol, então ocupada por Edu Gaspar. No cargo, Alessandro conquistou o Campeonato Brasileiro de 2017 e acabou se despedindo ao fim de 2018, por decisão do presidente da época, Andrés Sanchez.
Em 2021, o ex-lateral regressou ao clube chamado pelo atual presidente Duilio Monteiro Alves para comandar o departamento de futebol, cargo que ele ocupa até os dias atuais. Como jogador do Corinthians, Alessandro teve a Copa do Brasil de 2009, o Campeonato Brasileiro de 2011, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012 e a Recopa Sul-Americana de 2013 como seus títulos mais relevantes.
Alessandro e os troféus conquistados pelo Corinthians (Foto: Divulgação/Corinthians)
Emerson Sheik
Autor dos gols do Timão na final da Copa Libertadores de 2012, Sheik se despediu dos gramados em 2018. A contratação foi um pedido do então presidente Andrés Sanchez, para que o jogador vivesse seus últimos meses de carreira no clube. A chegada do atacante ao Corinthians rendeu o título estadual, o que fez com que Emerson permanecesse até o fim da temporada e pendurasse as chuteiras com 40 anos de idade. No ano seguinte, o ex-jogador iniciou uma nova etapa dentro do Timão com o cargo de coordenador de futebol, mas permaneceu na função por apenas 11 meses.
Fábio Santos e os demais atletas do Corinthians se reapresentarão visando a preparação para o Campeonato Paulista de 2023 na próxima terça-feira (3). O elenco alvinegro estreia na competição estadual no dia 15 de janeiro, contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista.
Foto destaque: Fábio Santos, lateral-esquerdo do Corinthians. Divulgação/Corinthians.