No último sábado (12), quando faltavam apenas 8 dias para o jogo de abertura da Copa do Mundo, entre a seleção do país sede e Equador, a FIFA e a Budweiser foram informadas pela família real do Catar de que precisariam mudar os locais de venda de cerveja nos estádios que receberão o maior evento do planeta.
A entidade e a patrocinadora oficial da Copa passam a correr contra o tempo para fazer as mudanças a tempo do jogo de abertura, no domingo (20), às 13h no horário de Brasília, no belíssimo estádio Al Bayt.
Estádio de abertura da Copa, Al Bayt. (Reprodução/Instagram)
O consumo de álcool é rigidamente controlado no Catar. Apenas alguns hotéis e restaurantes têm licença para vender bebida alcoólica. Algumas lojas tinham levado mais de 20 dias para serem montadas, e agora estão sendo desmontadas em tempo recorde, devido a nova decisão do governo local. A AB InBev, empresa que controla a marca Budweiser, confirmou que recebeu o pedido no dia 12 de novembro e que seu foco é “oferecer a melhor experiência possível ao consumidor sob as novas circunstâncias”.
Ao contrário de todas as edições anteriores da Copa do Mundo, em 2022 o consumo de cerveja será proibido dentro dos estádios, a não ser nos camarotes. Os torcedores “comuns” com ingresso para os jogos poderão comprar cerveja no entorno dos estádios, dentro do perímetro entre o controle de segurança e as catracas. A venda vai começar com a abertura dos portões, que ocorrerá três horas antes de cada jogo, quatro horas no caso de abertura e final, e vai ser interrompida cerca de 40 minutos antes do apito inicial, assim como a venda de comida e de merchandising. A venda de cerveja será retomada após o fim de cada jogo, durante uma hora.
Foto Destaque: A taça mais almejada do mundo, a taça da Copa. (Reprodução/Twitter)