Após a morte de Pelé nesta quinta-feira (29) em função da falência múltipla dos órgãos, a camisa 10 do Santos tem a possibilidade de ser aposentada para sempre. Isso é o que a família do craque deseja.
Será feito uma carta pela família e enviada ao Peixe, que não vai tomar nenhuma decisão sem antes consultar e ver o melhor cenário. Pessoas dentro do clube consideram a camisa 10 uma marca importante do clube que um dia já foi vestida pelo melhor jogador da história do esporte.
A camisa 10 foi usada por Pelé no Santos entre os anos de 1956 a 1974. Hoje, a camisa 10 do Peixe é usada pelo venezuelano Yeferson Soteldo. Como dito acima, alguns conselheiros já debateram sobre o assunto há um tempo, porém, não foi levado a frente. Há pessoas que concordam em aposentar a mística camisa 10 e outros que enxergam a camisa como a principal marca do clube e que tem de continuar a ser usada.
Pelé morreu na tarde desta quinta-feira (29), aos 82 anos, vítima de uma falência múltipla dos órgãos causadas pelas complicações de um câncer no intestino. O craque brasileiro estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro. Na metade do mês de dezembro, Pelé já não respondia a quimioterapia e estava apenas com tratamentos paliativos.
Pelé foi multicampeão pelo Santos. (Foto: Reprodução/AFP)
Pelo Santos, Pelé foi bicampeão da Libertadores, em 1962 e 1963 e bicampeão Mundial. O astro brasileiro fez um inusitado ato de conseguir parar uma guerra civil na Nigéria ao visitar o país para realizar um amistoso. Durante a passagem do clube paulista pela África, cessarão o fogo para assistir Pelé. Na época, o Santos ganhou da Nigéria por 2 a 1.
Ao todo, Pelé conquistou mais de 20 títulos pelo Peixe, entre eles, estão seis títulos brasileiros, três torneios Rio-São Paulo e 10 edições do Campeonato Paulista, além de 1.091 gols.
Foto destaque: Pelé na época de jogador pelo Santos. Reprodução/Santos