Federação internacional de Atletismo estende punição da Rússia

Ivo Ferreira Por Ivo Ferreira
3 min de leitura

Em reunião realizada nesta quarta-feira (16), a Federação Internacional de Atletismo decidiu manter a suspensão da Rússia por cautela em relação às reformas adotadas pelo país.Os atletas russos estão proibidos de competir sob a bandeira do país desde novembro de 2015 por conta de doping sistêmico.

 A decisão vem após uma declaração do chefe da força tarefa da World Athletics que supervisiona as reformas na Rússia, Rune Andersen. Em um relatório, Andersen escreveu que “há uma nova cultura” na Federação de Atletismo Russa.

 – A RusAF (Federação de Atletismo Russa) fez um grande progresso em busca de encontrar as condições para a reintegração como membro da World Athletics. A força tarefa sente que essas mudanças refletem uma nova cultura na RusAF, que busca rejeitar as práticas de doping do passado e se comprometer em se manter limpa no futuro – escreveu Rune.


Bandeiras da Rússia e do Comitê Olímpico Internacional hasteadas lado a lado. (Foto: Reprodução/BBC)


A RusAF implementou desde março um “plano de reintegração”, que prevê em particular o reconhecimento de atos passados condenáveis, a criação de um departamento antidoping independente, o financiamento de um maior número de detecções testes, sanções para regiões russas cientes de problemas de doping, apoio a denunciantes e maior envolvimento de atletas na gestão de sua disciplina.

 Ainda segundo o relatório, Andersen explica que, apesar de a federação estar sob nova gestão, ainda há membros resistentes às mudanças.

Há gente no atletismo russo que ainda não abraçou essa nova cultura e ainda há muito trabalho para a RusAF garantir que essas pessoas não têm influência, e sim que a nova geração de técnicos e atletas que vai movê-los à frente – explicou Andersen.

 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Com-show-da-torcida-Flamengo-vence-o-Corinthians-no-Maracana-e-se-prepara-para-a-grande-final 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Embalado-pelo-acesso-antecipado-Botafogo-busca-o-titulo-da-Serie-B

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Pamela-Rosa-bicampea-mundial-sonha-com-Olimpiadas-de-Paris-em-2024


 Rune Andersen reconhece que há algumas observações a serem feitas antes de se decidir por acabar com a suspensão. A RusAF ainda se comprometeu a pagar mais testes anti-doping já que a agência russa está suspensa pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA).

 Apesar da suspensão de seu país, os atletas russos podem participar sob uma bandeira neutra e estritas condições de respeito às regras antidoping.

 

Foto destaque: Atletas Russas no mundial de atletismo de Moscou. Reprodução/Revsita atletismo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile