Federação russa recorre contra medidas tomadas por FIFA e UEFA

4 min de leitura

Rússia recorre contra sanções da FIFA e UEFA e condena atitude da expulsão das eliminatórias da Copa. A federação diz que não teve oportunidade para se defender e acusa as entidades de agir sob pressão de rivais diretos na disputa de vagas no Mundial do Catar. “Violou princípio do esporte e regras do fair play


Seleção russa comemorando gol na Copa do Mundo de 2018. (Foto:Reprodução/Twitter)


A Federação Russa de Futebol (RFS) comunicou que vai recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), a última instância do direito desportivo, contra as decisões da FIFA e da UEFA. Na última segunda, o país e seus clubes foram excluídos de todas as competições das duas entidades, inclusive as eliminatórias da Copa do Mundo.

A RFS acredita que a Fifa e a Uefa, ao decidirem sobre o afastamento das equipes russas, não tinham base legal. Violou os direitos fundamentais da RFS como membro da Fifa e da Uefa.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”ru” dir=”ltr”>РФС подаст апелляцию в САS на решения ФИФА и УЕФА отстранить сборные России от участия в международных соревнованиях: <a href=”https://t.co/4ieSg5kxLP”>https://t.co/4ieSg5kxLP</a> <a href=”https://t.co/v1O6asXPOI”>pic.twitter.com/v1O6asXPOI</a></p>&mdash; РФС (@rfsruofficial) <a href=”https://twitter.com/rfsruofficial/status/1499404779017101312?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 3, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


“A decisão de retirar a seleção da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos na repescagem, o que violou o princípio do esporte e as regras do fair play”, escreve a federação.

A Federação Russa alega que não teve direito a defesa e reiterou que Fifa e Uefa pensaram em alternativas para lidar com as equipes do país. Único time que seguia vivo em um torneio europeu, o Spartak Moscou foi excluído da Liga Europa.

A União Russa de Futebol também não teve o direito de apresentar sua posição, o que violou o direito fundamental de defesa. Além disso, ao tomar decisões, Fifa e a Uefa não levaram em consideração outras opções possíveis de ação, exceto a exclusão completa dos times russos.

Foto destaque: Seleção russa perfilada para foto antes de partida. Reprodução/Twitter.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile