Felipão critica cogitação de Luis Enrique para o Comando da Seleção Brasileira

Tiago Silva Por Tiago Silva
4 min de leitura

O ex-jogador, ex-treinador e atual diretor do Athletico-PR, Luiz Felipe Scolari, criticou o técnico espanhol Luis Enrique em um evento de um dos patrocinadores do clube paranaense após os rumores de uma possível ida à Seleção Brasileira de Futebol, substituindo Tite, que deixou o comando após a Copa do Mundo do Catar.

Scolari ressaltou a necessidade desempenho e resultados para e treinar uma seleção como o Brasil, além de sua preferência por treinadores sul-americanos: “Ganhou o quê? Tem que ter desempenho. É muito bom, mas perdeu tudo. Que muito bom é esse? Mourinho ganhou. Eu acho que seria mais fácil contratar um sul-americano do que um europeu”.

Apesar de visar um treinador do mesmo continente que o Brasil, recentemente, Felipão elogiou a cogitação por Abel Ferreira, treinador português que comanda o Palmeiras. Ele conquistou seis títulos em três anos de comando do Verdão: um Campeonato Brasileiro, duas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil.

Luis Enrique foi demitido da Seleção Espanhola de Futebol após a eliminação para Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Seu trabalho pela Fúria aconteceu em dois períodos distintos: a primeira foi entre 2018 e 2019, após a Copa da Rússia, substituindo Fernando Hierro.


O treinador Luis Enrique após a eliminação da Espanha para Marrocos na Copa do Mundo do Catar. Reprodução: AFP/Superesportes


Após problemas familiares e a morte de sua filha, Xana, em agosto de 2019, ele passou cinco meses fora do comando e retornou em novembro do mesmo ano, realizando um trabalho de renovação do elenco que levou a Espanha às semifinais da Eurocopa de 2020 – que aconteceu no ano seguinte devido a pandemia do novo coronavírus -, além do vice-campeonato da Liga das Nações da UEFA de 2020/21 e a classificação para as semifinais da mesma competição, na temporada atual.

O treinador espanhol também conquistou, pelo Barcelona, uma edição da Champions League (temporada 2014/15), um Mundial de Clubes (2014), duas temporadas do Campeonato Espanhol (2014/15 e 2015/16), uma Supercopa da Espanha (2015), três edições consecutivas da Copa do Rei (2014/15, 2015/16 e 2016/17) e uma Supercopa da Espanha (2016/17).

Já Felipão assumiu a diretoria do Furacão após anunciar a aposentadoria do cargo de treinador em 2022, sendo seu último jogo a final da Libertadores contra o Flamengo, em que o clube paranaense perdeu por 1 a 0.

O treinador gaúcho é mundialmente reconhecido pela conquista do pentacampeonato mundial com o Brasil, em 2002. Além disso, em 40 de carreira como técnico, ele passou por 18 clubes e conquistou mais 26 títulos, com destaque para dois Campeonatos Brasileiros (um com o Grêmio, em 1996, e outro com o Palmeiras, em 2018), duas Libertadores (Grêmio, em 1995, e Palmeiras, em 1999), uma Copa das Confederações (Brasil, em 2013) e três Copas do Brasil (uma com o Grêmio, em 1994, e duas com o Palmeiras, em 1998 e 2012).

Foto Destaque: o treinador Luiz Felipe Scolari (Felipão) enquanto atuava no Athletico-PR. Reprodução: Getty Images/365 Scores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile