O piloto brasileiro Felipe Drugovich conseguiu um feito inédito no país: primeiro campeão de F2 da história- O piloto da MP Motorsport abandonou logo na primeira volta após toque com Amaury Cordeel e, do pitlane, viu o rival Theo Pourchaire ter problemas em disputa com Liam Lawson.
“É incrível, não tenho palavras pra isso. Quando você começa a pilotar desde pequeno sonha com a F1, mas vê o quão difícil é ganhar o F2 e isso foi um sonho para mim que acabou se tornando realidade, estou muito feliz pela oportunidade”, – Disse Felipe.
A corrida sprint da Fórmula 2 que aconteceu nesse sábado agora foi o que menos despertou interesse em Monza. Juri Vips (Hitech) venceu a corrida 1 seguido por Vesti e Daruvala.
Ambos pilotos acabaram permanecendo fora da zona de pontuação no Sprint em Monza, porém Drugovich conseguiu uma vantagem sobre Pouchaire de 69 pontos.
Formula Motorsport Monza/Itália Foto: (Reprodução/Autoracing)
Contabilizando foram 2 pontos na corrida da Itália de domingo, 39 do fim de semana em Abu Dhabi, para próxima etapa faltam 65 pontos para conquistar a F2 de 2022.
O Brasil tem um histórico de campeões na Fórmula 3000 Internacional (1985-2004): Roberto Moreno, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta e Bruno Junqueira levaram o país ao topo do pódio na categoria. Porém na Fórmula 2 o feito de Drugovich é inédito.
Vesti manteve a liderança do pelotão mas a largada mesmo ocorreu no meio do grid.
Tatiana Calderón(Charouz) e Olli Caldwell (Campos Racing) se tocaram e geraram bandeira amarela no primeiro setor.
Vindo de fora Cordell veio em direção ao carro do brasileiro chegando tocar o pneu dianteiro passando pela brita.
Embora uma avaria no carro (suspensão quebrada) o piloto da MP Motorsport abandonou a corrida, porém a briga pelo título ainda segui viva.
O safety car entrou nos boxes na volta 4 e Vips passou Vest assumindo a liderança.
Pourchaire precisando escalar o grid para não perder chances do título vinha atrás tomando o P13 de Sato e na sequência conseguiu manobra sobre Boschung.
Na quinta volta o francês conseguiu fazer contato no Cordell na briga pela 11ª posição.
A MP Motorsport teve outros problemas: Novalak e Boschung se tocaram acabando dando um fim a corrida, porém ainda conseguiram voltar aos boxes.
A briga pelo pódio não atraiu muito olhares no Sprint em Monza, pois todos estavam focados na possível escalação ou não de Pouchaire pelo Grid.
Na volta 10 Daruvala conseguiu passar Iwasa assumindo o P3, já Vips e Vesti seguiam à frente.
A situação ficou ruim para o francês no terço final da corrida que tentou mergulhar por fora na tentativa de ultrapassar Lawson, mas ele não deixou. O piloto da ART saiu da pista e acabou perdendo posições entre 16 e 21 voltas, o francês ficou por último.
Outro fato que acabou se agravando foi que o francês acabou recebendo uma punição de 5 segundo pelo incidente, infelizmente as chances do piloto se esgotaram e Felipe Drugovich é o novo campeão da F2.
O novo campeão assume assume a liderança do F2 já na segunda etapa do ano com 2 vitórias conquistadas na Arábia Saudita.
Na Emilia-Romagna, Theo Pourchaire deu o troco e tomou a ponta do campeonato
Uma grande tacada foi a corrida realizada em Barcelona em que o piloto venceu as duas corridas do fim de semana-Foi então que começou uma construção de quase 50 pontos de vantagem sobre Pouchaire.
Em contrapartida Drugovich voltou ao pódio mais uma vez na Bélgica-Na Holanda ele venceu a corrida 2 enquanto o rival marcou apenas um ponto, um grande feito.
Foto destaque: Felipe Drugovich comemorando sua vitória em Monza/Itália Foto: (Reprodução/Getty imagens)