FIA revisa punição de Hamilton no GP do Catar

Maria Fernanda Trocado Por Maria Fernanda Trocado
3 min de leitura

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) anunciou que revisará a infração cometida por Lewis Hamilton. O episódio ocorreu no Grande Prêmio do Catar, após o piloto colidir com seu companheiro de equipe, George Russell, na primeira curva. O heptacampeão atravessou a pista a pé para chegar aos boxes. A entidade enxerga a ação como uma violação das condições de segurança na corrida.


Incidente entre Hamilton e Russell ocorrido na primeira curva, no circuito de Lusial (Foto: Reprodução/Instagram/@f1)


Corrida a pé

A colisão com seu companheiro, o também inglês Russell, ocorreu na curva 1 do circuito de Lusail. Após parar na caixa de brita, Hamilton cruzou a pista, com a corrida em andamento, para chegar ao pit lane. Isso aconteceu pouco antes de George atingir certa velocidade depois de deixar os boxes.

Por conta dessa atitude, o heptacampeão foi advertido e multado no valor de 50 mil euros (metade da suspensão só deverá ser paga em caso de reincidência). No entanto, A FIA decidiu reavaliar a questão, após Lewis se desculpar pela imprudência, considerando a moral do heptacampeão como um modelo de conduta no esporte, principalmente para pilotos mais novos. Ademais, a entidade busca avaliar melhor suas penalidades para determinar infrações, visando a maior segurança dos atletas.

A FIA está revendo o incidente no qual Lewis Hamilton atravessou uma pista ativa durante o GP do Catar. Lewis se arrependeu na reunião com os comissários e reconheceu que essa foi uma séria brecha de segurança. Porém, diante de seu status como modelo de conduta, a FIA está preocupada sobre a impressão que suas ações podem ter criado em jovens pilotos“, declarou a entidade.

Contudo, a revisão não necessariamente significa que a punição atribuída a Hamilton aumentará. 

Próxima corrida

Apesar de não concluir a prova, o heptacampeão ocupa o terceiro lugar no mundial de pilotos, com 194 pontos, atrás apenas do recém consagrado tricampeão, Max Verstappen, com 433, e de Sergio Pérez, com 224.

Os pilotos voltam às pistas entre os dias 20 e 22 de outubro, no Circuito das Américas, etapa dos Estados Unidos.

 

Foto destaque: Hamilton voltando a pé após colisão com Russell, no Catar. Reprodução/Andy Hone/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile