FIFA abre investigação contra Luis Rubiales por beijo forçado

Atsuhiko Moraes Por Atsuhiko Moraes
3 min de leitura

A FIFA anunciou nesta quinta feira (24), que iniciou uma investigação sobre o comportamento de Luis Rubiales, presidente da Real Confederação Espanhola de Futebol (RFEF), na cerimonia de entrega do troféu da Copa do Mundo Feminina, no último domingo. Luis Rubiales deu um beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso em uma cena que chamou atenção durante a premiação, o ato foi registrado em vídeo e ganhou repercussão mundial.

A entidade anunciou que abriu o processo contra Luis Rubiales citando um possível “comportamento ofensivo” por parte do presidente da Federação Espanhola.

Desculpas Insuficientes

Rubiales disse inicialmente que o beijo forçado havido sido apenas uma demonstração de carinho durante a premiação. Nas primeiras entrevistas a respeito do caso, ele desconversou o assunto e chegou até a mostrar irritação com quem havia se indignado com a situação. Somente no dia seguinte a final, depois de toda repercussão negativa que o caso trouxe, Luis Rubiales gravou um vídeo no qual pede desculpas por seus atos. Porém, o primeiro-ministro da Espanha e um dos líderes políticos do país, Pedro Sánchez, se manifestou sobre o caso e disse que as desculpas de Rubiales não eram suficientes.

Jogadora e entidades pedem punição

A jogadora Jenni Hermoso, que sofreu o beijo forçado, declarou ainda no estádio não ter gostado da agressão de Rubiales e na última quarta-feira se posicionou pedindo punições. Junto dela, a Liga Espanhola de Futebol Feminino apresentou uma denúncia ao Conselho Superior de Esportes da Espanha pedindo a destituição de Luis Rubiales.


Jenni Hermoso (centro) ergue a taça da Copa do Mundo Feminina. (Foto:Reprodução/Franck Fife/AFP)

O Sindicato Mundial de Atletas de Futebol (Fifpro) também publicou um comunicado em que pede a aplicação de “medidas imediatas” contra Rubiales. Além de ter beijado a força uma atleta, ele também foi flagrado fazendo gestos obscenos durante a cerimonia da final.

Assembleia-Geral Extraordinária

Em meio a todas essas polemicas, a federação espanhola convocou, com caráter de urgência, uma Assembleia-Geral Extraordinária para esta sexta-feira. De acordo com a imprensa espanhola, Luis Rubiales dará explicações perante os dirigentes das federações regionais sobre seus atos recentes, mas a possibilidade de ele renunciar ao cargo é baixa. O mandato de Luis Rubiales termina em 2024.

Foto Destaque: Luis Rubiales durante evento para as campeãs. Reprodução/Getty Images.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile