Fifa divulga calendário até 2030 com surpresas

Rodrigo Salzano Por Rodrigo Salzano
3 min de leitura

A Fifa anunciou o seu calendário até 2030. A mudança mais impactante foi a Copa do Mundo, que aumentou o seu número de participantes e agora está em um novo formato. O número de jogos cresceu de 64 para 104, e para um time chegar à final precisará de oito jogos e não mais sete.

Também houve uma alteração importante nas janelas internacionais, época que as seleções se reúnem e os clubes são obrigados a liberarem os jogadores convocados. Uma super data Fifa de 16 dias irá acontecer após a Copa de 2026, entre o final de setembro e começo de outubro, onde cada seleção irá jogar quatro jogos nesse período. Essa janela vai substituir outras duas, de nove dias cada, que continuam no calendário até 2025. Os dias exatos de cada data Fifa serão publicados nos próximos dias.


Gianni Infantino, presidente da entidade, em Conselho da Fifa para a definição do calendário. (Reprodução/Jean Bizimana/Reuters)


No Brasil, ainda não se sabe ao certo o impacto desta medida. Até 2022, o Campeonato Brasileiro não era interrompido pelas janelas internacionais. Existem movimentos entre clubes e dirigentes para a criação de uma nova liga nacional a partir de 2025. Um dos objetivos é reformular o calendário e respeitar as janelas internacionais.

Com o inchaço da Copa do Mundo, a Fifa anunciou apenas a data da final, que será dia 19 de julho, e a abertura ainda não foi definida. A projeção da entidade é que a Copa tenha pelo menos uma semana a mais se comparado com a de 2022, algo entre 37 e 40 dias.

O que já está definido é que os jogadores convocados para a Copa de 2026 irão se apresentar às suas seleções dia 25 de maio, dia seguinte da última rodada dos campeonatos nacionais, com exceções para jogadores que atuarem na final da Champions League daquele ano.

A Copa do Mundo de 2026 contará com 16 cidades sedes, sendo duas no Canadá (Vancouver e Toronto), 3 no México(Cidade do México, Guadalajara e Monterrey) e 11 nos Estados Unidos (Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas, Los Angeles, Miami, Nova York, São Francisco e Seattle).

 

Foto destaque: Taça da Copa do Mundo. Divulgação/Fifa

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile