A repescagem para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, será disputada em partida única e no país da realização do torneio, assim definiu a FIFA. Segundo apurou o GE, a razão para a decisão está no fato do calendário, já apertado, ter sido ainda mais reduzido devido à pandemia e a vontade da entidade de testar os estádios e os centros de treinamento da Copa do Mundo. As partidas serão disputadas em junho do ano que vem – 5 meses antes do torneio – e nos estádios climatizados com ar-condicionado, como as temperaturas são altíssimas nessa época do ano no país.
Sistema de climatização do Khalifa Stadium (Foto: Divulgação/Supremo Comitê da Copa de 2022)
O sorteio que definirá os confrontos será realizado na próxima sexta-feira, 26. Os participantes dos confrontos serão um representante da América do Sul, um da Ásia, um da Concacaf e um da Oceania. Atualmente, o Peru ocupa a colocação sul-americana que dá direito à partida, o quinto lugar.
A repescagem da Copa do Catar será disputada, excepcionalmente, após a definição dos grupos do torneio. O sorteio está previsto para 1º de abril, quando as repescagens europeias já terão ocorrido.
Atualmente, as seleções que garantiram vaga no torneio são:
· Catar (país sede);
· Brasil (Conmebol – América do Sul);
· Argentina (Conmebol – América do Sul);
· Sérvia (UEFA – Europa);
· Espanha (UEFA – Europa);
· Suíça (UEFA – Europa);
· França (UEFA – Europa);
· Bélgica (UEFA – Europa);
· Dinamarca (UEFA – Europa);
· Holanda (UEFA – Europa);
· Croácia (UEFA – Europa);
· Inglaterra (UEFA – Europa);
· Alemanha (UEFA – Europa).
Ainda se classificarão 3 representantes europeias; 3 ou 4 sul-americanas; 3 ou 5 centro e norte-americanas; 5 africanas; 4 ou 5 asiáticas; e nenhuma ou 1 oceânica. Com exceção das europeias e as africanas, as demais disputam as vagas entre si, conforme dito acima. O torneio, que incialmente teria 48 seleções, contará com 32 participantes. O novo formato foi adiado para o campeonato de 2026.
O Mundial será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Pela primeira vez, no outono, período do ano correspondendo no hemisfério norte, devido às altas temperaturas no Oriente Médio no meio do ano.
Foto destaque: Catari caminha pelo gramado do estádio Al Baytm em Doha. Foto: Giuseppe Cacace/AFP