Na manhã desta quinta-feira, 2 de março, João Mendes, de 18 anos, assinou um contrato para jogar nas categorias de base do Barcelona. Vale lembrar, que no clube catalão, foi onde o seu pai, Ronaldinho Gaúcho, teve seu auge na carreira e foi coroado o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005.
A jovem promessa do futebol sempre fugiu dos holofotes da brilhante carreira do seu progenitor, na intenção de “caminhar com suas próprias pernas” na grande estrada que é o futebol. Mas mesmo assim sempre teve muito incentivo em seu ambiente familiar, principalmente, de sua mãe, Natielle Mendes. A ex-bailarina foi responsável por levar João para o Cruzeiro em 2018 quando tinha 13 anos. No ano seguinte foi para o sub-14, disputou diversas competições de base pela Raposa e também ganhou títulos por diversas categorias.
A negociação já havia sido indicada pelo “Bruxo”, como Ronaldinho é conhecido pelo mundo do futebol, porém nada era concreto que ele treinaria no Barcelona em La Masia, famosa categoria de base do clube da Catalunha.
Seu contrato com a equipe catalã vai além do talento invejável, evidenciado pelo presidente Joan Laporta, da jovem promessa, mas conversa com uma maior aproximação e manutenção da relação de Barcelona e Ronaldinho Gaúcho, tópico que também foi comentado em entrevista.
Ronaldinho chegou ao Barcelona em 2003 vindo do Paris-Saint-Germain, para se tornar um dos maiores jogadores da história do clube catalão. Conquistou a La Liga e uma Champions League, além de ter marcado história no “El Clássico”, jogo entre Barcelona e Real Madrid e considerado por muitos o maior clássico do mundo, saindo de campo ovacionado no campo adversário. O último que tinha conseguido esse feito, anos antes, foi o argentino Diego Maradona.
João Mendes jogando pela base do Cruzeiro(Foto/Reprodução: Instagram do Futeousadia)
O mundo do futebol estará de olho na joia brasileira, mas, segundo o presidente do Barcelona, é dever dos treinadores tirarem essa pressão exacerbada de ser filho de um dos maiores da história para o jovem se desenvolver bem no clube.
Foto destaque: João Mendes assina com Barcelona. (Reprodução: GE)