O Flamengo já sabe quem será o seu treinador em 2023. O clube anunciou na manhã desta terça-feira (13), que tem um acordo com o técnico Vítor Pereira, que comandou o Corinthians nesta temporada. Como o novo comandante rubro-negro ainda tem vínculo com o clube paulista até o fim de dezembro deste ano, o clube carioca ainda não pode anunciar a contratação de forma oficial e por isso utiliza o termo “acordo” ao invés de “assinado”.
O anúncio da chegada do novo treinador foi feito pelo Flamengo nas redes sociais. O clube publicou uma arte do novo comandante com o Cristo Redentor ao fundo e o Maracanã em primeiro plano. Junto a foto, o Rubro-Negro também escreveu uma mensagem sobre o acerto. “O Clube de Regatas do Flamengo informa que tem um acordo com o técnico Vítor Pereira para comandar o elenco profissional em 2023“, publicou o clube.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Clube de Regatas do Flamengo informa que tem um acordo com o técnico Vítor Pereira para comandar o elenco profissional em 2023.<a href=”https://twitter.com/hashtag/CRF?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#CRF</a> <a href=”https://t.co/j1rne9LsNh”>pic.twitter.com/j1rne9LsNh</a></p>— Flamengo (@Flamengo) <a href=”https://twitter.com/Flamengo/status/1602652940719775746?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 13, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Flamengo anuncia acordo com o técnico Vítor Pereira para 2023 (Reprodução/Twitter)
Vítor Pereira chega ao Flamengo para substituir o técnico Dorival Junior. As partes chegaram a negociar uma renovação, mas a diretoria do clube carioca optou pela mudança no comando técnico e descartou Dorival, mesmo com os títulos da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil deste ano.
É apenas o segundo trabalho de Vítor no futebol brasileiro. O técnico esteve a frente do Corinthians em 2022 e levou o clube às quartas de final da Copa Libertadores e à final da Copa do Brasil. Além disso, terminou o Campeonato Brasileiro na quarta posição. Ao todo, na temporada, foram 64 jogos, com 26 vitórias, 21 empates e 17 derrotas, com 51,5% de aproveitamento. Os números são do site ge.globo.
No exterior, o técnico teve passagens pelo Porto, de Portugal, onde foi campeão do Campeonato Português e da Supertaça em duas ocasiões. Além disso, VP também passou por Olympiacos, da Grécia, onde conquistou a Liga Grega e a Copa da Grécia, e pelo Shangai SIPG, da China, onde também venceu duas competições nacionais. O treinador teve outras passagens por Fenerbahçe, da Turquia e TSV 1860 München, da Alemanha.
Saída turbulenta do Corinthians
Aos 54 anos de idade, Vítor Pereira não deixou o Corinthians da maneira mais amigável possível. O técnico optou por não seguir no comando do clube paulista. Após o fim do Brasileirão, alegou publicamente que precisaria voltar para a sua terra natal por problemas familiares. Apesar disso, não foi o que aconteceu. O treinador passou a negociar com o Flamengo e chegou a um acordo com o clube carioca, fato que gerou bastante incômodo nos bastidores do clube alvinegro.
Foto destaque: Vítor Pereira. Divulgação/Fenerbahçe.