Flamengo busca redenção contra o Palmeiras após Libertadores de 2021

Alanis Zamengo Por Alanis Zamengo
5 min de leitura

Desde 2016, o Palmeiras se ergueu como um rival formidável para o Flamengo no futebol brasileiro. Uma seca de vitórias começou a assombrar os cariocas, marcada pelo golpe mais duro da atual geração: a derrota na final da Libertadores em Montevidéu. No entanto, antes desse período desafiador, houve um cenário bem diferente, onde entre junho de 2018 e novembro de 2021, os paulistas passaram nove jogos sem conseguir superar o Rubro-Negro, com cinco vitórias e quatro empates.

O ano de 2019 foi memorável para o Flamengo, onde brilhou com duas vitórias significativas. Um convincente 3 a 0 no Maracanã foi o golpe que levou a demissão de Felipão, enquanto um triunfante 3 a 1 no Allianz Parque selou o destino de Mano Menezes. Em 2020, uma vitória por 2 a 0 em Brasília, na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, apontou o caminho para o título, que se concretizou em fevereiro do ano seguinte.

Em 2021, o Flamengo consolidou seu domínio no futebol. O clube conquistou a Supercopa do Brasil nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação, e venceu duas partidas no Brasileirão, uma por 1 a 0 no Maracanã e outra por 3 a 1 fora de casa.

O início da seca

O Flamengo viveu uma era de ouro de 2019 a 2021 repleto de conquistas em sua bagagem, chegando à final da Libertadores de 2021 com nove títulos, sendo eles dois Brasileiros, uma Libertadores, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e três estaduais. O clube era o “favorito” para ganhar em razão de seu elenco, mas não conseguiu repetir o sucesso dos anos anteriores, pois vinha de uma eliminação na semifinal da Copa do Brasil e não tinha um bom desempenho no Campeonato Brasileiro.

Problemas físicos também afetaram o futebol do Rubro-Negro. Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro não estavam em seu 100% clínico. Apesar do desfalque, o jogo foi equilibrado e com um empate no tempo normal. Após um erro histórico de Andreas Pereira, o Flamengo foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1.


Andreas Pereira, Mayke e Raphael Veiga durante final da Libertadores 2021, em Montevidéu (Foto: reprodução/Andres Cuenca Olaondo/Reuters)


Após a derrota na final da Libertadores, os rivais se encontraram pela primeira vez em abril de 2022 pelo Brasileirão. No primeiro encontro, no Maracanã, o Flamengo foi superior ao Palmeiras, mas não conseguiu marcar. A partida teve um recorde de público no país e terminou em 0 a 0, entretanto foi considerado um dos melhores jogos clube carioca sob o comando de Paulo Sousa.

Na segunda partida, no Allianz Parque, o Flamengo, dessa vez com os reservas, foi superior mais uma vez. O Rubro-Negro abriu o placar com Gabigol, mas Raphael Veiga empatou para o Palmeiras no final do jogo.

A Supercopa do Brasil de 2023 foi um jogo digno de abertura do calendário nacional. O Palmeiras venceu o Flamengo por 4 a 3, de virada, com dois gols de Raphael Veiga e dois de Gabriel Menino.

Bom desempenho em casa

Apesar do retrospecto ruim após a Libertadores, o Flamengo consegue um bom desempenho jogando em casa. A última vez em que o time foi derrotado pelo Palmeiras no Maracanã foi no dia 06 de dezembro de 2015, em uma partida com resultado de 2 a 1, com gols de Dudu e Victor Hugo.

Em seguida, os clubes se enfrentaram quatro vezes. Em 2019 o Flamengo venceu por 3 a 0, com dois gols de Gabigol e um de Arrascaeta, e em 2020 com uma vitória por 1 a 0 com gol de Pedro. No ano passado e em 2018, houve empate sem gols.

Próximo desafio

O Flamengo enfrenta o Palmeiras nesta quarta-feira (08), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro, na 6ª posição na tabela e com 53 pontos busca sua vaga no G4, já o Verdão com 59 pontos e na 2ª posição, busca a liderança do campeonato.

Foto Destaque: Gerson e Zé Rafael em disputa pela bola. Reprodução/Cesar Greco/Palmeiras.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile