Gabigol segue sendo associado ao futebol europeu. Os interessados do momento são Newcastle e West Ham, da Inglaterra, e Fenerbahçe, da Turquia. A resposta do Flamengo segue sendo a mesma: não conversará com quem não se propor a pagar o valor da multa do atacante rubro-negro: 33 milhões de euros (R$ 212 milhões). Esse valor é o dobro do que o clube carioca acertou na aquisição do atleta junto à Inter de Milão, 16,5 milhões de euros, no início de 2020 – valor ainda sendo quitado pelos cariocas. Até o momento, as movimentações indicam a provável permanência de Gabriel na Gávea.
Gabigol acena para torcida do Flamengo no estádio Beira-Rio. (Foto: Reprodução/Pedro H. Tesch/AGIF)
Em dezembro, os três clubes realizaram contato com diferentes abordagens pelo atacante. O West Ham, clube de Londres, foi o único a fazer contato direto com o Flamengo e recebeu a recusa imediata para a proposta de empréstimo de 1 ano e meio, com pagamento de 6 milhões de euros. Os cariocas trataram a oferta de forma irônica e sequer deram brechas para conversas.
Próximo do fim de dezembro, o Newcastle, mais novo rico do futebol inglês, entrou em contato com o staff do jogador por intermédio de um inglês para saber a possibilidade do negócio. A resposta dada foi de que o Flamengo só aceita negociar mediante a multa. O agente do jogador ficou de analisar os movimentos após a abertura da janela de transferências – o que ocorreu na segunda-feira (03).
Também por terceiros, o Fenerbahçe foi o último a fazer contato e demonstrar interesse em formalizar uma oferta. Porém, o mercado da Turquia seduz pouco o jogador, e o Flamengo desconsiderou a notícia, tendo como embasamento um estudo indicando a capacidade recente de investimento do clube turco.
Tanto o Flamengo quanto Gabigol veem as movimentações recentes como pouco atraentes. Além de ser ídolo do clube, o salário do atleta está nos patamares europeus – ele recebe praticamente o mesmo valor que recebia na Inter de Milão -, e permanecer no Rio é melhor para as suas pretensões para a Copa do Mundo que se aproxima, no final de 2022.
Foto destaque: Gabigol comemora gol pelo Flamengo. Reprodução/André Durão