Fluminense busca classificação para semis da Libertadores após 15 anos

Alexandre de Lima Olmos Por Alexandre de Lima Olmos
4 min de leitura

Após vencer por 2 a 0 no Maracanã, o Fluminense busca a classificação para as semifinais da Libertadores contra o Olimpia, na noite desta quinta-feira (31). O Tricolor vai jogar no Defensores Del Chaco, no Paraguai, e pode perder por até um gol de diferença, para passar no tempo normal.

Porém, o clube carioca chega para essa decisão com o fantasma da “maldição tricolor” das quartas de final.

Primeira final do Fluminense

Em 2008, o Fluminense chegou a sua primeira final de Libertadores na história. O clube carioca passou pelo colombiano Atlético Nacional, enfrentou o São Paulo nas quartas, venceu o Boca Juniors nas semis e perdeu para o LDU Quito na final, na disputa de pênaltis.

Nessa edição, o clube carioca buscou a virada contra o São Paulo no Maracanã, vencendo por 3 a 1. No jogo de ida, o Tricolor Paulista venceu por 1 a 0, no Morumbi, com gol de Adriano Imperador.

O jogo de volta começou com gol de Washington, aos 12 do primeiro tempo. Adriano empatou aos 25 da segunda etapa, mas logo no minuto seguinte Dodô colocou o Fluminense na frente de novo. O empate classificava o São Paulo, pela regra do gol fora de casa, até que Washington fechou o placar aos 48 minutos.


German Cano comemorando o segundo gol do Fluminense contra o Olimpia (Foto: Reprodução/X/@FluminenseFC)


Retrospecto geral

Após o vice em 2008, o Fluminense chegou as quartas de final mais 4 vezes.

Em 2012, o Tricolor passou pelo Internacional para enfrentar o Boca Juniors, que viria a ser o vice-campeão da competição. O time argentino venceu em La Bombonera por 1 a 0, com gol de Pablo Mouche. Na volta, Thiago Carleto marcou, mas viu Santiago Silva marcar nos acréscimos do segundo tempo, encerrando a campanha dos cariocas na competição.

Em 2013, após eliminar o Emelec, do Equador, o adversário foi o Olimpia. Jogando em São Januário, o Fluminense empatou em 0 a 0. No Defensores del Chaco, Rhayner abriu o placar para os cariocas, que tomaram a virada com doblete de Salgueiro, ainda na primeira etapa.

Em 2021, o Fluminense passou por Cerro Porteño, do Paraguai, para enfrentar o Barcelona de Quayaquil, tendo que decidir o jogo de volta como visitante mais uma vez. O jogo de ida foi 2 a 2, com Gabriel Teixeira abrindo o placar pros cariocas. Adonis Preciado empatou e Gabriel Cortez virou de pênalti, mas Fred empatou nos acréscimos, também de pênalti. O empate na volta, por 1 a 1, com gols de Fred e Mastriani, eliminou o Tricolor.

Agora, em 2023, o Fluminense decide a classificação mais uma vez contra o Olimpia, fora de casa. O adversário da noite eliminou o Flamengo nas oitavas, superando uma desvantagem de 2 gols. Com a extinção da regra do gol fora de casa, qualquer empate no agregado leva a decisão para os pênaltis.

 

Foto destaque: André e Nino comemorando o primeiro gol contra o Olimpia. Reprodução/X/@FluminenseFC

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile