As equipes brasileiras que terminaram a fase de grupos da Libertadores com as melhores médias de público pagante na Libertadores são Flamengo e Fluminense, de acordo com os dados do Espião Estatístico, do ge. Os times cariocas disputaram cada um, três jogos em casa e ultrapassaram 50 mil de público pagante na média dos jogos.
Em seguida vem o Fortaleza que disputou apenas dois jogos em casa por ter participado e ter sido eliminado na pré-Libertadores, a média de público foi 47.393. Logo em seguida vem o Palmeiras com 36.397, Corinthians com 35.613, Atlético-MG com 30.794, Internacional com 30.480 e Athletico-PR com 25.291. A equipe mineira jogou cinco jogos em casa, pelo fato de ter avançado na fase preliminar e ter jogado a fase de grupos.
Torcedores do Fluminense e Flamengo. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo e Marina Garcia/Fluminense
O levantamento foi feito com a base na média de público pagante, pois nem todas as equipes divulgam o público presente. No caso das equipes cariocas, ambas divulgam o público presente nos jogos inclusive nos jogos da Libertadores.
A média total do time rubro-negro é 58.594, enquanto o tricolor tem média de 55.202 torcedores por partida. Ambas também ocupam o top 3 de jogos com mais público pagante. Vale ressaltar que as duas equipes mandam jogos no Maracanã, estádio com capacidade maior que a dos outros brasileiros na competição.
A Libertadores 2023 já conhece os 16 times classificados para as oitavas de final. O sorteio dos confrontos será na próxima quarta-feira (5), às 13h (de Brasília).
Seis equipes brasileiras estão classificadas: Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras. Quatro times argentinos: Argentinos Juniors, Boca Juniors, Racing e River Plate. Dois colombianos: Atlético Nacional e Deportivo Pereira; um boliviano: Bolívar; um equatoriano: Independiente del Valle; um paraguaio: Olimpia; um uruguaio: Nacional.
Os times serão colocados em dois potes no sorteio de quarta-feira. As equipes do primeiro irão enfrentar os do segundo nas oitavas, sem qualquer restrição.
Pote 1: Racing; Internacional, Palmeiras, Fluminense, Independiente del Valle, Boca Juniors, Athletico-PR e Olimpia.
Pote 2: Flamengo, Nacional, Bolívar, River Plate, Argentinos Juniors, Deportivo Pereira, Atlético-MG e Atlético Nacional.
Foto destaque: Taça da Libertadores. Reprodução/Staff Images/ CONMEBOL