Em jogo válido pela segunda fase da Libertadores, o Fluminense deu um passo importante na noite desta terça-feira (22) para avançar na competição. Enfrentando uma altitude de mais de 2.600 metros, o Tricolor venceu o Millonarios de virada por 2 a 1 no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia, com gols de David Braz e Germán Cano. Para garantir a classificação, a equipe carioca precisa apenas de um empate jogando diante de sua torcida na próxima semana.
Apesar do resultado positivo, o Fluminense teve dificuldades para conseguir a vitória na partida, logo aos 7 minutos do primeiro tempo, Eduardo Sosa abriu o placar para a equipe colombiana após rápido contra-ataque. O próprio Sosa facilitou a vida do time brasileiro ao ser expulso aos 18 minutos, quando recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente o vermelho, por acertar o rosto de Willian Bigode.
Ainda na etapa inicial, o ídolo Fred foi substituído pelo argentino Cano, ao sentir dores na coxa direita, e preocupa a comissão para a sequência na temporada. Com um jogador a mais, o Fluminense equilibrou as ações do jogo e conseguiu empatar a partida aos 42 minutos, com falha do goleiro Montero e oportunismo do zagueiro David Braz.
O Fluminense voltou a ter dificuldades no início do segundo tempo, já que aos 2 minutos Yago Felipe cometeu pênalti, mas para o alívio da torcida, o goleiro Fábio pegou a cobrança batida por David Silva. Sem conseguir pressionar o adversário, o técnico Abel Braga promoveu a entrada de Ganso, Pineida e Martinelli. E aos 31 minutos, após jogada de Martinelli e assistência de Luiz Henrique, Cano virou a partida para o Tricolor e deu números finais ao duelo.
As equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (01), no estádio de São Januário. Quem passar de fase encara o vencedor de Atlético Nacional-COL x Olimpia-PAR, na terceira fase da Libertadores. A equipe carioca tem a vantagem do empate. Em caso de derrota por um gol de diferença a partida será decidida nos pênaltis. Vitória por dois ou mais gols dá a classificação para os colombianos.
Antes do duelo classificatório, o Flu tem pela frente o clássico contra o Vasco, sábado (26), no Nilton Santos, pela 9ª rodada do Campeonato Carioca.
Foto Destaque: Cano marcou seu terceiro gol pelo Fluminense. Reprodução/Mauricio Dueñas Castañeda/EFE