Nesta quinta-feira (25), Formiga faz sua despedida da Seleção Brasileira, na Arena Amazônia. A volante de 43 anos já jogou 233 partidas com a camisa do Brasil, entre elas 7 Copas do Mundo e 7 Jogos Olímpicos.
A atleta foi homenageada antes mesmo da partida. Em seu último treino, que ocorreu no CT do 3B (time de futebol feminino do Amazonas), ela foi recebida com uma entrada personalizada, com direito a fogos de artifício e buquê de flores.
Está chegando aquele momento que a gente queria evitar… O último treino da nossa Formiga! ????????
Obrigada 3B da Amazônia pela recepção especial! pic.twitter.com/I7jx67NMWa
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) November 24, 2021
“É um flash. Bate uma tristeza, mas ao mesmo tempo uma alegria. Porque eu vejo essas meninas jovens tendo essas condições que estão tendo hoje. E eu não peguei isso, né. Mas, mesmo no finzinho da minha participação na Seleção, eu consegui vivenciar isso tudo e me deixa muito alegre, com o coração cheio de alegria de saber que não só a minha batalha, a minha luta, mas muitas outras, principalmente as meninas, as pioneiras, que o nosso trabalho está sendo bom”, relatou Formiga em entrevista após o treino.
A jogadora também recebeu homenagens nas redes sociais da Seleção Brasileira, em que algumas personalidades como Marta, Pelé e o zagueiro Marquinhos enviaram vídeos falando sobre ela. Confira a seguir:
Hoje o dia será de muitas homenagens especiais para a nossa #F8rmigaInterminável ♾!
Começando pela Rainha Marta, companheira de tantos anos e que dividiu muitas memórias com a nossa Camisa 8.#FormigaDay #FormigaEterna pic.twitter.com/B7alMgNU7o
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) November 25, 2021
O Rei Pelé também deixou um recado para a Interminável Formiga! Confira! #F8rmigaInterminável ♾ #FormigaDay #FormigaEterna pic.twitter.com/L9uBDzjA7I
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) November 25, 2021
As palavras do zagueiro @marquinhos_m5 para a Formiga! #F8rmigaInterminável ♾ #FormigaDay #FormigaEterna pic.twitter.com/K64vciglU9
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) November 25, 2021
Formiga comentou sobre a sensação de ter feito tudo que podia e como foi ter ajudo o futebol feminino mesmo com todo o preconceito que esporte sofreu e sofre. “Sensação de que fiz de tudo realmente que estava ao meu alcance para ajudar a modalidade no país. Mesmo em momentos tão difíceis. O preconceito atrapalhava a nossa evolução. Então a sensação é de dever cumprido realmente. Não deixei a desejar. Principalmente vendo essas meninas tendo essa estrutura aqui dentro, que não existia antes. Então saio realizada e com a esperança de que dias melhores virão para a seleção brasileira e o futebol feminino no Brasil”.
https://inmagazine.ig.com.br/post/Rayssa-Leal-se-vacina-contra-a-Covid-19-e-comemora-Meu-momento
https://inmagazine.ig.com.br/post/NR-Sports-lanca-projeto-inedito-sobre-Neymar-Jr
https://inmagazine.ig.com.br/post/Hamilton-revela-ter-sofrido-bullying-na-infancia-e-nas-pistas
O ‘último ato’, como está sendo divulgada a última partida de uma das pioneiras do futebol feminino brasileiro, acontece nesta quinta (25), às 22h no horário de Brasília. O Brasil enfrenta a Índia na Arena da Amazônia e se despede de um grande exemplo para todas as meninas que sempre sonharam em ser jogadoras de futebol: Formiga.
Foto destaque: Formiga durante seu último treino. Reprodução/ Thais Magalhães/ CBF.