No Independência, o América-MG recebeu o Atlético Mineiro na noite desta terça-feira (3), pela fase de grupos da Libertadores, e foi derrotado por 2 a 1. Os gols do Galo foram marcados por Nacho Fernandéz e Guilherme Arana, enquanto Conti marcou para o Coelho. Com esse resultado, o América está praticamente eliminado da comepetição, já o Atlético lidera o grupo D.
O América precisa de uma série de combinações nos resultados dos rivais e ainda vencer seus jogos fora contra Del Valle e Tolima, o que não conseguiu fazer em Belo Horizonte. O resultado deixa o Atlético em boa situação na chave, com oito pontos em quatro partidas, ficando na liderança provisória e torcendo para o Del Valle não vencer seu jogo com o Tolima, nesta quarta-feira (4) na Colômbia.
O jogo começou movimentado e com o Atlético tomando a inciativa sobre o rival. A imposição surtiu efeito e Guilherme Arana abriu o placar aos 13 minutos do primeiro tempo, após Juninho errar na saída de bola e dar um passe para Hulk, que só carregou a bola e rolou para o lateral abrir o placar. Com o gol, o América precisou sair para o ataque, equilibrou a partida e teve oportunidades de empatar o confronto, mas foi o Galo que ampliou aos 37 com Nacho Fernandéz, com assistência do lateral-esquerdo da seleção brasileira. A vantagem de dois gols daria maior tranquilidade para o time de Mohamed, mas durou menos de dois minutos. Aos 38, Everson saiu mal do gol em escanteio e Conti descontou, 2 a 1.
Foto de reprodução: Guilherme Arana Coemorando o gol (Foto:PEDRO SOUZA / ATLÉTICO)
Precisando vencer a partida, o Coelho se lançou na segunda etapa, dando muito espaço para o galo contra-atacar, mas o atual campeão brasileiro desperdiçou as oportunidades. Aos 6 minutos, no erro de Conti, Ademir invadiu a área, deu uma “assistência” sem querer para Nacho, que finalizou cruzado e obrigou ótima defesa de Jailson. Aos 11, o goleiro foi novamente exigido na finalização colocada de Ademir, da entrada da área. O mesmo Ademir teve outra grande chance aos 15, mas completou para fora o lançamento maravilhoso de Hulk.
Após as chances desperdiçadas, o Galo diminuiu o ritmo e passou a dar espaços no sistema defensivo. O Coelho sofria para criar chances de finalização, mas aos 30 minutos, quase empatou na cabeçada de Éder, que obrigou linda defesa de Everson. Aos 37, Keno perdeu chance inacreditável, livre na pequena área após mais um passe do Hulk. O placar seguiu o mesmo que foi para o intervalo e a vitória foi alvinegra no Horto.
Com a vitória, o Atlético-MG chegou ao 17º jogo sem derrota na Libertadores. Com isso, igualou a série invicta de Flamengo (2020-2021) e o Sporting Cristal-PERU (1962-1969). O Galo não perde um jogo da competição continental desde 24 de abril de 2019, quando foi derrotado em casa pelo Nacional-URU, na 5ª rodada da fase de grupos, por 1 a 0.
As duas equipes voltam a se enfrentar no sábado, 7 de maio, às 16h30, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, o Galo encara o Del Valle na quinta-feira, 19 de maio, às 19h, em Belo Horizonte. No dia anterior, o Coelho vai à Colômbia enfrentar o Tolima, às 21h.
Foto Destaque, Hulk e Arana comemorando o gol do atlético. Pedro Souza/Atlético