Gerando controvérsia, Messi é nomeado “embaixador do turismo” na Arábia Saudita

Gabriela Ferraz Camargo Por Gabriela Ferraz Camargo
3 min de leitura

Foi anunciado, nessa segunda-feira (09), pelo ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khatib, a nomeação do Paris Saint-Germain e do jogador Messi como ‘’embaixador do turismo’’oficial da Arábia Saudita.

“Hoje, tenho o prazer de receber Lionel Messi na Arábia Saudita”, escreveu Ahmed Al-Khatib no Twitter. “Estamos animados para você explorar o tesouro do Mar Vermelho, a temporada de Jeddah e nossa história antiga. Essa não é sua primeira visita ao Reino e não será a última.”


Messi é recebido em Jedá, na Arábia Saudita, ao lado de Paredes: atacante do PSG agora é embaixador do turismo no país (Foto: Divulgação/VisitSaudi)


O jogador argentino postou uma foto no Mar Vermelho, em uma publicação paga e gerou muitos comentários negativos. A foto publicada por Messi foi curtida por mais de 5 milhões de pessoas, porém, os comentários dividiram opiniões.

O perfil oficial da Anistia Internacional da Noruega foi contundente ao condenar a nova parceria do craque do PSG:

Viajar à Arábia Saudita é uma coisa, mas ser pago para glorificar o país é outra coisa. Alguns fatos sobre a Arábia Saudita:

  • Eles executam ao menos 106 pessoas por ano
  • Criticar as autoridades é correr risco de morte
  • Direitos das mulheres quase não existem
  • Gay? Bom, pena de morte é o seu destino.
  • Você realmente quer apoiar isso, Messi?

 

Perfil da Anistia Internacional da Noruega critica parceria de Messi com governo da Arábia Saudita — Foto: Reprodução/Instagram


Em 2 de junho, os sauditas, árabes dos Emirados Árabes, Bahrein lado, Egito, Libia e Iêmen acusaram o Catar de grupos terroristas, como a Irmandade Muçulm Egito. 

O técnico do Newcastle encontrou-a apenas via Arabia Arábia Saudita: “É para benefício dos atletas”.

Messi informou ao PSG que ele iniciou o projeto de um promotor de turismo na Arábia, Arábia Saudita, em particular. O argentino foi ao país ao lado do colega de clube, Paredes.

A parceria com Lionel Messi é mais um exemplo do uso do esporte pela Arábia Saudita como uma forma de mudar a imagem do país.

É o que especialistas chamam de ”sportwashing”. O termo em inglês criado por organizações de direitos humanos junta duas palavras: sport (esporte) e wash (lavagem), ou seja, é o uso do esporte como forma de apagar – ou esconder – ações que governos não querem que sejam conhecidas pelo resto do mundo.

Messi ainda tem mais dois jogos pelo PSG na temporada: contra o Montpellier, no dia 14, e Metz, no dia 21. O jogador argentino tem nove gols e 13 assistências em 32 jogos pelo Paris no seu primeiro ano no clube.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile