Primeiro período – Warriors 31 a 30
A partida começou equilibrada, ainda no primeiro quarto o Boston Celtics abriu vantagem ainda na metade do primeiro quarto, com Jayson Tatum e Jaylen Brown anotando 13 pontos cada. Stephen Curry, até então, foi o único a atingir a margem dos 10 pontos, e o Golden State conseguiu fechar o quarto na frente por um 1 ponto. Já ficava claro que as equipes vieram calibradas para os arremessos de três pontos, foram 10 convertidos – 6 para Boston e 4 para os Warriors – apenas no primeiro quarto. Mesmo assim, foram muitas posses de bola perdidas e muitas bandejas desperdiçadas.
Segundo período – Warriors 21 a 20
Já no segundo quarto, o jogo manteve-se relativamente equilibrado, com o Warriors mantendo uma vantagem no placar, chegando a uma sequência de 10 pontos. Tatum e Derrick White anotaram 8 pontos cada, enquanto Brown contribuiu com apenas 2 pontos. Surpreendentemente Al Holford – a estrela do jogo 1 – e Marcus Smart foram para o intervalo zerados, quase igualando a marca de Klay Thompson que converteu apenas um arremesso de quadra. Pelo lado da equipe de São Francisco, além dos 5 pontos de Curry, Andrew Wiggins anotou 7 pontos e ajudou a equipe a manter a liderança.
Terceiro período – Warriors 35 a 14
Naquela tradicional volta do intervalo, o Golden State retornou implacável. Jordan Poole e Klay Thompson finalmente começaram a converter os arremessos, anotando 6 e 5 pontos respectivamente. Curry contribuiu com 14, a defesa do Warriors encaixou e os Celtics fecharam o quarto com apenas 14 pontos. Ao final do terceiro quarto, para desmoralizar a equipe de Boston, Poole ainda marca uma do meio da quadra.
Stephen Curry foi o grande destaque do jogo. (EZRA SHAW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images)
Quarto período – Celtics 24 a 20
Aceitando a dominância imposta, o técnico Celta, Ime Udoka, retirou os titulares de quadra ainda no início do último quarto, já traçando uma estratégia para o terceiro jogo. Os bancários do Celtics anotaram 24 pontos, e conseguiram cortar 10 pontos de uma vantagem que quase chegou na casa dos 30.
Os Warriors reagiram, mas o mando de quadro agora é de Boston; que venceu o primeiro jogo fora de casa e agora joga no TD Garden para retomar a vantagem na série. Após uma temporada regular com altos e baixos, com bom início apesar das ausências sentidas de Klay Thompson e Draymond Green a equipe se manteve entre os primeiro da conferência oeste graças a parte ofensiva do time comandada por Stephen Curry e Jordan Poole. Mesmo passando pelos Nuggets, Grizzlies e Mavericks não foi o suficiente para os Warriros chegarem as finais como favoritos. Já o Celtics engrenaram na metade da temporada regular, que apesar das grandes atuações ofensivas de Tatum e Brown, o que fez o time celta chegar as finais foi o sistema defensivo. Não por acaso, com o retorno de Green – no final da temporada regular – e de Gary Payton II – agora nas finais -, a chave do sucesso será sem dúvida a defesa que se provar mais eficiente e o ataque que cometer menos turneovers.
Estatísticas por equipe:
Golden State Warriors
Stephen Curry: 29 pontos; 6 rebotes; 4 assistências; 3 roubos.
Jordan Poole: 17 pontos; 2 rebotes; 3 assistências; 2 roubos.
Kevon Looney: 12 pontos; 7 rebotes; 2 assistências; 3 roubos; 1 toco.
Boston Celtics
Jayson Tatum: 28 pontos; 6 rebotes; 3 assistências; 1 roubo.
Jaylen Brown: 17 pontos; 6 rebotes; 3 assistências.
Derrick White: 12 pontos; 4 rebotes; 3 assistências.
Créditos da Imagem: EZRA SHAW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images