Goleiros passam a ser proibidos de distrair cobradores de penâlti

Nathália Siqueira Por Nathália Siqueira
3 min de leitura

Em um comunicado oficial divulgado esta semana, o Internaticional Football Association Board (Ifab) – que traduzindo é a Associação Internacional de Regras do Futebol – passou a proibir que os goleiros distraíam os cobradores de pênaltis. Este comportamento ficou conhecido como “efeito Emiliano Martinez“, devido a provocações feitas pelo argentino durante jogos da última Copa do Mundo, sendo justamente o que levou as discussões para a implementação da regra. 

Além desta regra, outras alterações também foram realizadas, e passam a valer a partir da temporada 2023/24. Em relação à proibição do comportamento de distração dos goleiros, o comunicado aponta que, quem defende o gol não deve se comportar de maneira que possa ofender ou desrespeitar o adversário. Esta mudança fará sua estreia a partir do dia 1º de julho, em jogos oficiais.

Confira a transcrição da regra anterior e da nova regra:

Regra anterior: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, travessão ou rede do gol, até que a bola seja chutada.”

Nova regra: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol.”


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Now available for download: list of changes and clarifications to the Laws of the Game 2023/24, effective as from 1 July<br><br>➡️EN: <a href=”https://t.co/p0ZMs6kijL”>https://t.co/p0ZMs6kijL</a><br>➡️FR: <a href=”https://t.co/pZ0qxQC6VC”>https://t.co/pZ0qxQC6VC</a><br>➡️ES: <a href=”https://t.co/WwsdyZX8Xq”>https://t.co/WwsdyZX8Xq</a><br>➡️DE: <a href=”https://t.co/zTANI6g7vr”>https://t.co/zTANI6g7vr</a> <a href=”https://t.co/BeO9cwAj3E”>pic.twitter.com/BeO9cwAj3E</a></p>&mdash; The IFAB (@TheIFAB) <a href=”https://twitter.com/TheIFAB/status/1638977473776873480?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 23, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Publicação da IFAB sobre as novas regras que valerão a partir do dia 1º de julho (Reprodução/Twitter)


Outra mudança, que também pode gerar polêmica, é que as comorações de gols passarão a contabilizar para o cálculo de tempo extra de cada tempo. O árbitro computará o tempo de celebração de gols separadamente, para provar que muitas vezes este é um tempo significativo.

Alterações como o tempo de duração do jogo de futebol e mudanças nas regras de impedimento, ainda estão em discussão e não foram oficializadas.

Foto destaque: Emiliano Martinez, goleiro argentino, defendendo pênalti durante a última Copa do Mundo. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile