Nesta quinta-feira (16), em uma atmosfera de expectativa no Auditório do Ibirapuera, a FPF (Federação Paulista de Futebol), junto aos dirigentes e representantes dos 16 clubes participantes do torneio, revelou os grupos para a edição de 2024 do Paulistão Série A1, a principal competição do estado. O sorteio definiu os destinos das equipes nas quatro chaves da fase de grupos.
O Palmeiras, detentor do título de 2023, assume a posição de cabeça chave no Grupo B. Enquanto isso, Corinthians, Santos e São Paulo, representando a tradição do futebol paulista, encabeçam os outros grupos.
Na próxima temporada, a elite estadual receberá de volta duas equipes notáveis: Ponte Preta e Novorizontino, que, após uma bem-sucedida passagem pela Série A2 neste ano, conquistaram acesso e retornaram para brilhar na competição de alto nível.
Grupos
Veja as definições dos grupos
- Grupo A: Santos, Ituano, Santo André e Portuguesa
- Grupo B: Palmeiras, Água Santa, Guarani e Ponte Preta
- Grupo C: Corinthians, Red Bull Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira
- Grupo D: São Paulo, São Bernardo, Botafogo-SP e Novorizontino
“Tivemos uma reunião fantástica com os clubes, que estão entendendo e abraçando as mudanças. Sei da dificuldade que é romper as barreiras. É uma conquista muito grande. Você conviver com os clubes, com os executivos, é um time de altíssimo nível. As receitas dos clubes vão crescer e vamos entregar mais e melhor para o público”, declarou o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, ao lado dos presidentes e representantes dos clubes particpantes do Paulistão 2024 (Foto: reprodução/Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)
O título estadual atual pertence ao Palmeiras, cuja conquista foi selada com uma impressionante vitória de 4 a 0 sobre o Água Santa. Essa vitória veio após uma reviravolta, já que o Verdão havia perdido o jogo de ida por 2 a 1, destacando a resiliência e determinação do clube comandado por Abel Ferreira.
Formato da competição
Com o início programado para 21 de janeiro e encerramento previsto em 7 de abril, o Paulistão 2024 manterá o formato de disputa adotado em edição anteriores, prometendo emocionar os torcedores ao longo desse período.
Os 16 clubes em competição foram distribuídos em quatro grupos de quatro equipes cada. Durante a primeira fase, composta por 12 rodadas, as equipes travarão confrontos exclusivos contra adversários pertencentes a outras chaves.
Como ilustração, o Palmeiras enfrentará todas as equipes dos Grupos A,C e D durante a fase inicial, com isso não cruzará caminho com Água Santa, Guarani e Ponte Preta nesta etapa.
As quartas de final serão decididas em confronto único entre os dois times de melhor desempenho de cada chave. Na fase semifinal, também em partida única, os confrontos serão determinados com base na campanha dos clubes classificados. As aguardadas finais ocorrerão em duelos de ida e volta, e as duas equipes com desempenho inferior serão rebaixadas à Série A2 no ano de 2025.
Foto Destaque: Taça do Paulistão (Reprodução/Divulgação/FPF)