Escolhido na segunda rodada do draft de 2022 da NBA pelo Golden State Warriors, Gui Santos dará seus primeiros passos na G-League (liga de desenvolvimento), jogando pelo Santa Cruz Warriors. O jovem ala brasileiro assinou contrato com a franquia filiada aos atuais campeões para a temporada 2022/23.
Gui vem participando tanto dos treinos da equipe principal quanto do Santa Cruz Warriors. A estreia do jogador na G-League será no dia 4 de novembro, contra o Ontario Clippers, afiliado do Los Angeles Clippers, na Kaiser Permanente Arena, em Santa Cruz.
A primeira impressão do brasileiro com a camisa dos Warriors agradou tanto os fãs quanto a mídia especializada. Mesmo com a derrota para Sacramento Kings, isso não apagou a ótima atuação do jovem ala. Foi responsável por 23 pontos, 6 rebotes e deu três tocos, com aproveitamento de 54% nos arremessos.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Gui Santos<a href=”https://t.co/NhjRkKbLT4″>pic.twitter.com/NhjRkKbLT4</a></p>— Golden State Warriors (@warriors) <a href=”https://twitter.com/warriors/status/1543387302377861120?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 3, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Os melhores momentos de Gui Santos contra o Kings (Vídeo: Reprodução/Twitter)
O brasileiro espera poder ajudar a franquia em seus objetivos e bater as expectativas depositadas nele. Nas ligas de verão, Gui conseguiu alcançar médias de 10,8 pontos, 3,3 rebotes e 1,6 assistências em 21,9 minutos jogados.
Por ser escolha de segunda rodada, Gui não tinha vaga garantida no elenco e precisava mostrar serviço para cravar seu espaço em um dos contratos two-way (quando o jogador alterna entre a NBA e a G-League), mas as vagas foram preenchidas por Quinndary Weatherspoon e Lester Quiñones preencherem os espaços. Na última quinta-feira (13), ambos foram dispensados, mas o Warriors ainda possui quatro jogadores sob contrato de 10 dias para a disputa dessas vagas.
Gui se torna o segundo brasileiro a vestir a camisa do Santa Cruz Warriors na história. Antes, o armador Scott Machado defendeu as cores da equipe em 2013/14. Além de Gui, Bruno Cabloco também disputará a G-League, mas pela franquia Mexico City Capitanes. O único representante brasileiro na NBA atualmente é Raul Neto, que atua pelo Cleveland Cavaliers. Este é o menor número de brasileiros na liga em 20 anos.
Foto em destaque: Gui Santos ao lado de Stephen Curry Reprodução/Twitter