Na última quinta-feira (8), o Atlético-MG revelou que o lateral-esquerdo, Guilherme Arana, tem uma lesão comprovada no joelho. O atleta teve várias lesões ligamentares, lesando o menisco medial e a cartilagem, bem como os ligamentos cruzado posterior e colateral medial. Com isso, não há perspectiva do jogador participar da Copa do Mundo.
Até o final da temporada 2022, Arana não compete mais. O atleta se machucou durante o jogo desta quarta-feira (7), contra o Bragantino. Para preparar o joelho para a cirurgia, que acontecerá em uma data futura, ele já iniciou a fisioterapia. A lesão ocorreu pouco antes de Tite receber sua última convocação, antes da Copa do Mundo. Arana desiste de participar da Copa do Mundo no Catar.
Arana fez parte das convocações de Tite entre amistosos e eliminatórias e é uma das escolhas para a lateral esquerda da Seleção Brasileira. O atleta esperava ansiosamente ser selecionado para a Copa do Mundo. Por conta da lesão, o atleta perderá os últimos amistosos da amarelinha; sua convocação seria nesta sexta-feira (9). No dia 24 de novembro, o Brasil fará sua primeira partida da Copa do Mundo contra a Sérvia.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>aos 94 do segundo tempo adiou um sonho que estava tão próximo ( sim, ele seria convocado nessa sexta feira) e que era mais do que merecido por tudo que vc batalhou , agora ta dificil entender os planos de Deus mas sei que é preciso acreditar e confiar na sua vontade <a href=”https://t.co/4yRrAz51h6″>https://t.co/4yRrAz51h6</a></p>— Gustavo Arana (@Gu_arana) <a href=”https://twitter.com/Gu_arana/status/1567980793632260097?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 8, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A jogada que causa mais dor ao lateral ocorreu no final do jogo, quando Carlos Eduardo fez uma entrada contundente no jogador. A perna esquerda do esportista ficou imobilizada na grama. O joelho que ele machucou foi torcido. Rodrigo Lasmar, médico de Galo, pulverizou o joelho esquerdo. Arana ficou em campo nos últimos segundos do jogo, mas apenas para fins de aparência porque não pôde participar.
Os adeptos e a comissão técnica do Atlético chegaram a criticar o árbitro da partida, Jean Pierre Gonçalves, por não expulsar Carlos Eduardo do jogo depois de apenas receber um cartão amarelo. Por fazer tal protesto, o preparador físico, Cristiano Nunes, chegou a ser expulso da competição.
O Galo tem duas opções no lado esquerdo sem Arana: Dodô, que perdeu muitos meses da temporada devido a uma lesão no joelho, é o reforço imediato. A outra estratégia envolve usar o jovem Rubens, que atuou nos jogos, como meio-campista no segundo tempo.
Foto Destaque: Guilherme Arana, lateral do Atlético. Reprodução: Pedro Souza/CAM.