Hexa campeão da UEFA Champions League e lenda do Real Madrid, Francisco Gento morre aos 88 anos

Marlley Lourenço Por Marlley Lourenço
3 min de leitura

Nesta terça-feira (18), o espanhol Francisco Gento faleceu aos 88 anos. A causa da morte não foi revelada. Gento foi um importante personagem na história tanto do Real Madrid quanto do futebol mundial. Até hoje, ele é o único jogador a conquistar seis títulos da UEFA Champions League (anteriormente, Copa da Europa) – todos pelo clube da capital espanhola. No clube merengue, foram 18 anos, entre 1953 e 1971, conquistando 23 títulos e marcando 182 gols.

Antes do seu falecimento, o ex-jogador era presidente de honra do Real Madrid. O cargo foi herdado de Alfredo Di Stéfano, após sua morte em 2014. Após isso, mais três UEFA Champions Leagues foram conquistadas pelo clube, que chegou a 13 taças do torneio – motivo pelo qual tem o apelido de “Rey de Copas”.

A figura de Paco Gento representa todos os valores do Real Madrid, tem sido e seguirá sendo uma referência para o madridismo e para o mundo do esporte. Os madridistas e todos os apaixonados pelo futebol sempre lembrarão dele como um de seus grandes mitos”, declarou o clube de Madri através de comunicado. Confira post no Twitter oficial do clube em homenagem a Gento.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>HASTA SIEMPRE, GENTO. <a href=”https://t.co/EfD49VOKGV”>pic.twitter.com/EfD49VOKGV</a></p>&mdash; Real Madrid C.F. (@realmadrid) <a href=”https://twitter.com/realmadrid/status/1483406682503929860?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 18, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Além da conquista dos seis troféus da antiga Copa da Europa – tendo conquistado cinco seguidos -, a lenda do Real Madrid conquistou 12 edições do Campeonato Espanhol, “La Liga”, duas Copas da Espanha, “Copa del Rey”, duas Copas Latinas, uma Pequena Taça do Mundo e um Torneio Intercontinental. Pelo clube, ainda, foram mais de 600 partidas disputadas. No último domingo (16), o número de títulos de Gento (23) foi alcançado pelo lateral-esquerdo brasileiro Marcelo, com a conquista da Supercopa da Espanha pelo Real Madrid em vitória por 2 a 0 sobre o Athletic Club.

Gento disputou ainda a Eurocopa de 1964 e conquistou o torneio com a seleção espanhola. Pela Fúria, foram 43 partidas, tendo defendido a equipe entre 1955 e 1969 e estando presente nas Copas do Mundo de 1962 e 1966.  

Foto destaque: Francisco Gento. Reprodução/AFP

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile