A seleção holandesa não tomou conhecimento do Vietnã e encerrou sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina com uma sonora goleada por 7×0, no Estádio Forsyth Barr, em Dunedin, na Nova Zelândia. O confronto realizado na maduraga desta terça-feira (01), pela última rodada do Grupo E consagrou a classificação da Holanda para as oitavas de final da competição como líder, principalmente pelo empate no outro jogo entre Portugal e Estados Unidos, que acabou em empate sem gols. O placar elástico se tornou o maior resultado até o momento no mundial, superando outras duas vitórias por 6×0.
Roord marcou duas vezes na partida (Foto: Reprodução/gettyimages)
Holanda em ritmo de treino
A única finalização que chegou ao gol holândes aconteceu nos minutos iniciais do primeiro tempo e a partir disso, a Holanda teve o controle do jogo nas mãos, visto a fragilidade do sistema defensivo vietnamita. Aos 8, Martens aproveitou o lançamento dentro da área e encobriu a baixa goleira adversária com um toque sútil, abrindo a conta em Dunedin. Na sequência, o segundo gol holandês saiu em finalização firme de Snoeijs no canto esquerdo, sem chances de defesa para Kin Tran. O confronto seguiu tranquilo para as europeias e o terceirou não demorou muito, Brugts arriscou um chute colocado de muito longe enquanto carregava pela ponta esquerda e terminou nas redes mais uma vez. Aos 22, Jil Roord aproveitou o cruzamento, marcando o quarto e Donk encerrou a goleada antes do intervalo.
Brugts marcou dois golaçois na partida (Foto: Reprodução/gettyimages)
Outro golaço e maior goleada
Com o resultado muito encaminhado, parecia que a goleada das europeias poderia se tornar ainda mais histórico, caso a continuassem pressionando no mesmo ritmo. Aos 12 minutos da etapa final, Brugts arriscou outra bomba de fora da área e encobriu Kin Tran assim como no primeiro tempo, outro golaço da camisa 22. O último tento da Holanda no confronto saiu somente aos 40 com Roods, que teve seu gol anulado após revisão do VAR minutos antes, mas conseguiu ir as redes ao cabecear praticamente em cima da linha.
Colocando sua goleada entre as dez maiores na história da Copa do Mundo Feminina, a Holanda garantiu o primeiro lugar do Grupo E com 7 pontos, visto que as americanas, vistas como favoritas, ficaram no 0x0 frente Portugal e terminaram na segunda posição. No outro extremo, as vietnamitas se despediram do seu primeiro mundial na lanterna sem nenhum gol marcado e consequentemente, zero pontos. Pensando nas oitavas, as holandesas aguardam a Suécia, enquanto as norte-americanas aguardam Argentina, Africa do Sul ou Itália na definição durante a última rodada do Grupo G.
Foto Destaque: Jogadoras da Holanda comemorando durante a partida. Reprodução/GettyImages