Início surpreendente: Brasileirão tem início mais equilibrado de todas as edições de pontos corridos

Léo Vieira Por Léo Vieira
2 min de leitura

Apenas seis pontos separam o líder Corinthians do 16º Cuiabá, que esta como o primeiro fora da zona do rebaixamento, ou seja, é possível afirmar que em sete rodadas disputadas acaba sendo plausível confirmar que se trata de um início de campeonato brasileiro de pontos corridos mais equilibrado da história. Diante disso, a equipe de São Paulo lidera o torneio com 14 pontos e o Cuiabá tem oito.

Em 20 edições de campeonato, essa diferença não foi tão pequena como mostra o gráfico abaixo, por pontos conquistados no caso:


Tabela dos pontos corridos


Diante disso, pela primeira vez em toda história o líder tem apenas 66,7% de aproveitamento (feito que já ocorreu em 2004 e 2018), ao mesmo tempo, o 16º colocado continha um aproveitamento de 38,1% (o que já aconteceu na temporada de 2003 e 2006). Entretanto, as menores diferenças entre o líder e o primeiro fora da zona de rebaixamento eram de sete pontos, contabilizados em 2004 e 2018.

Por fim, em 2004, o Criciúma tinha 14 pontos após sete jogos. O São Caetano também coninha 14 pontos, porém foi punido com a perda de dez pontos e então o Corinthians era o 16º com sete pontos em sete jogos.  Já em 2018, o Flamengo era o líder com 14 pontos e o primeiro fora da zona de rebaixamento era o Santos com sete pontos.  

 

Foto Destaque: Taça do Brasileirão – Divulgação/UOL

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile