Internacional chega a semifinal da Libertadores após oito anos

Gabriel Viana Por Gabriel Viana
8 min de leitura

O sonho da glória eterna segue vivo no coração colorado. O Internacional venceu o Bolivar por 2 a 0 na última terça-feira (29), no Beira-Rio, pelas quartas de final da competição. Essa é a sétima vez que o colorado chega à semifinal da Libertadores, tendo vencido a competição duas vezes. Em 2006, o clube gravou o seu nome e escudo na taça mais desejada da América pela primeira vez, e quatro anos depois repetiu o feito.

A libertadores de 2023 está chegando nas suas fases finais e apenas 3 jogos separam o Internacional do tricampeonato do torneio. O próximo adversário será o vencedor entre Fluminense e Olimpia. Os cariocas venceram a primeira partida por 2 a 0 e visitarão os paraguaios para decidir quem enfrentará o Inter.


Assista aos melhores momentos de Internacional x Bolivar (Vídeo: reprodução/YouTube/Paramount+ Brasil)


1977 – Cruzeiro

Em 1977 o regulamento era diferente e as semifinais eram disputadas em grupos de três. O Internacional ficou no grupo de Cruzeiro e Portuguesa da Venezuela. O classificado foi o Cruzeiro que enfrentou o Boca Juniors na final e saiu derrotado. Esse foi o primeiro título do Boca na Libertadores.

1980 e 1989 – Nacional do Uruguai e Olimpia do Paraguai

Em 1980 o Internacional chegou a sua primeira final de Libertadores, mas foi derrotado pelo Nacional do Uruguai. A primeira partida terminou em 0 a 0, no jogo de volta os uruguaios venceram por 1 a 0 e foram campeões. Já em 1989 o Inter chegou à semifinal e enfrentou o Olimpia do Paraguai, time que pode ser o próximo adversário na atual edição da competição. Os paraguaios venceram os brasileiros na disputa de pênaltis, chegaram à final e foram derrotados pelo Atlético Nacional da Colômbia.


Assista aos melhores momentos de São Paulo x Inter na final da Libertadores de 2006 (Vídeo: reprodução/YouTube/Conmembol Libertadores)


2006 – A Glória Eterna

O ano de 2006 foi mágico para o torcedor colorado. A equipe foi campeã da Libertadores e do Mundial. O Internacional passou em primeiro no grupo do tradicional Nacional do Uruguai, que também foi o primeiro adversário na fase de mata a mata. Logo na primeira partida o Inter venceu por 2×1 e levou a vantagem para a Argentina. O jogo de volta terminou 0x0 e no agregado o Inter passou.

Nas quartas, veio a LDU, com a altitude de Quito. O jogo no equador foi vencido pelo time da casa por 2 a 1, o que fez o Inter precisar de 2 gols de diferença para se classificar e graças à Rafael Sobis e Renteria a equipe conseguiu reverter o placar e se classificar para a semifinal da competição.

O Libertad do Paraguai não foi um adversário à altura do Internacional, a equipe paraguaia não conseguiu sair do zero. A primeira partida foi 0 a 0 em assunção e a segunda foi 2 a0 no Brasil, fazendo com que o Inter chegasse à sua segunda final de Libertadores. O seu adversário na final foi o São Paulo, campeão do mundo e da Libertadores no ano anterior. O clube que posteriormente viria a ser tricampeão brasileiro de 2006 a 2008. O colorado venceu a primeira partida no Morumbi por 2 a 1, com dois gols de Rafael Sobis. Na volta, no Beira-Rio, o colorado empatou pelo placar de 2 a 2 com gols de Fernandão e Tinga, conquistando assim a Libertadores pela primeira vez em sua história.

No Mundial de Clubes o colorado enfrentou o Barcelona de Ronaldinho, Deco e Iniesta, e venceu a partida por 1 a 0 com gol de Adriano Gabiru.


Assista aos melhores momentos de Chivas x Internacional pela final da Libertadores de 2010 (Vídeo: reprodução/YouTube/Conmembol Libertadores)


2010 – Bicampeonato

Ainda fresca na memória dos torcedores colorados, as conquistas da Libertadores e Mundial de 2006, o Inter voltou a ser campeão da Libertadores. Se classificou em primeiro do grupo, dessa vez apenas com o Emelec como time tradicional.

O Inter travou duas batalhas contra argentinos, enfrentando nas oitavas o Banfield e nas Quartas, o Estudiantes de Verón, que era o atual campeão da lcompetição. O clube gaúcho passou por ambas as equipes pelo extinto regulamento do gol fora de casa.

Na semifinal, enfrentou São Paulo, antigo rival da final de 2006. O primeiro jogo foi no Beira-Rio e o Internacional venceu por 1 a 0 a partida, levando para o Morumbi a vantagem mínima. Enfrentando um São Paulo cheio de estrelas, o colorado viu os tricolores abrirem o placar: em falha do goleiro Renan, Alex Silva fez o primeiro gol. Mas logo no início do segundo tempo, Alecsandro empatou o placar. No final Ricardo Oliveira fez o 2 a 1 para o tricolor, porém o resultado foi suficiente para o Inter chegar a sua terceira final de Libertadores.

Na final o Inter enfrentou o Chivas do México e venceu as duas partidas, a ida no México por 2 a 1 e a volta no Rio Grande do Sul por 3 a 2, se sagrando bicampeão da Libertadores.

Tigres – 2015

E após 8 anos, os colorados voltam à uma semifinal da competição internacional, e a última vez não terminou da maneira desejada pelos gaúchos. O colorado após passaram em primeiro lugar do Grupo D, o grupo era composto por Universidad de Chile, The Strongest e Emelec. E logo de cara enfrentou Atlético Mineiro que ainda tinha em seu elenco muitos remanescentes do título da Libertadores de 2013, como Victor, Leonardo Silva, Jô e Luan. O Inter empatou com o galo no primeiro jogo em Minas por 2 a 2 e venceu a volta no Rio Grande do Sul por 3 a 1.

Nas quartas enfrentou o Santa Fé da Colômbia, se classificou após perder o primeiro jogo por 1 a 0 na Colômbia e vencer o segundo por 2 a 0 no Brasil. E na semifinal, caiu para os Tigres, time que contava com o ídolo colorado Rafael Sobis. No México o Tigres venceu o primeiro jogo por 3×1, e os colorados não tiveram força para reverter o placar, terminando a partida no Brasil em 2 a 1. O Tigres foi à final e foi derrotado pelo River Plate.

O Internacional voltará a campo pela semifinal da libertadores no final do mês de setembro e início do mês de outubro. As datas ainda não foram divulgadas, pois é preciso ainda saber quem será o deu adversário na próxima fase. Fluminense e Olimpia se enfrentam amanhã (31).

 

Foto em destaque: Enner Valencia comemorando gol contra o Bolivar. Reprodução/Instagram/@scinternacional

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile